Glossário

Ações

Valor mobiliário emitido pelas sociedades anônimas, representando a menor fração do capital destas empresas Assim, ao comprar uma ação, o investidor se torna sócio dessa empresa, participa da distribuição de lucros e de sua valorização.

Ação Ordinária (ON)

A ação ordinária concede ao acionista o direito ao voto em assembléias. Pode ser representada pela sigla ON ou pelo número 3 no ticker da ação (exemplo ITSA3).

Ação Preferencial (PN)

Ao obter ações preferenciais, o acionista não possui direito ao voto em assembléias, mas tem preferência na distribuição de dividendos. Pode ser representada pela sigla PN ou pelo número 4 no ticker da ação (exemplo ITSA4).

BDR’s

O BDR (Brazilian Depositary Receipt), ou certificado de depósito de valores mobiliários, é um valor mobiliário emitido no Brasil que representa outro valor mobiliário emitido por companhias abertas, ou assemelhadas, com sede no exterior. A instituição que emite no Brasil o BDR é chamada de instituição depositária. Os BDRs abrem ao investidor brasileiro a oportunidade de investir em empresas estrangeiras pela B3.

Benchmark

Termo que vem do inglês e define o processo usado para avaliar o desempenho de um ativo financeiro em relação ao desempenho de outros ativos financeiros no setor (ou categoria de investimento). No caso dos fundos de ações, por exemplo, o benchmark em geral é o Ibovespa, enquanto nos fundos DI e de renda fixa o índice de referência mais usado é o CDI.

B3

É a Bolsa de valores do Brasil e a responsável pelo sistema de negociação, liquidação e custódia de títulos financeiros.

BTC

Equivale a emprestar uma ação (doador) para outro investidor (tomador).O Investidor tomador paga uma taxa de aluguel para o doador. A taxa é prefixada e registrada em um contrato de aluguel.

Call

É uma opção de compra, em que o investidor (Titular) tem o direito de comprar o ativo objeto pelo preço estabelecido no contrato (strike). As opções sempre possuem uma data de vencimento.

CDB

São títulos representativos de depósitos a prazos fixos emitidos por bancos comerciais, bancos de investimento e bancos de desenvolvimento. A taxa paga nos CDBs pode ser pré-fixada, pós-fixada ou flutuante, essa última atrelada a um percentual da variação de um índice.

CDI

Aplicação de prazo de um dia útil. O depósito interbancário é uma modalidade de investimento que os bancos usam para aplicar os seus recursos excedentes ou para captar dinheiro de outros bancos.

COE

Certificado de Operações Estruturadas, COE, investimento diversificado mesclando renda fixa e variável e estabelecendo um cenário de ganhos e perdas de acordo com o perfil.

Contratos Futuros

É um tipo de contrato derivativo. Os contratos de futuros são contratos de compra e venda com características padronizadas lote padrão, vencimento, tamanho do contrato, objeto de negociação.

CRA

Certificado de recebíveis do agronegócio, um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos no setor agrícola.

CRI

Certificado de recebível imobiliário, está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos no setor imobiliário.

Data-Ex

Data limite para o investidor adquirir as ações e ter direito ao provento. A partir desta data, quem comprar as ações da empresa não tem direito a receber os dividendos relativo a essa bonificação.

Day Trade

O Day Trade consiste na compra e venda de uma ação no mesmo dia.

Debêntures

As debêntures são títulos de dívidas.Você empresta o seu dinheiro para uma empresa. Em troca, recebe um rendimento anual...

ETF’s

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11).

FGC

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma associação civil sem fins lucrativos que tem por finalidades proteger depositantes e investidores das instituições associadas, e contribuir para a manutenção da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e para a prevenção de crise bancária sistêmica.

Fundos de Investimento

Fundo de Investimento é uma modalidade de investimento coletivo. O fundo de investimento é um mecanismo que reúne o dinheiro de diversas pessoas (chamadas de cotistas) com o objetivo contratar um gestor para cuidar do dinheiro ali investido. O objetivo final dos cotistas é obter ganhos a partir da aplicação no mercado financeiro.

Fundos Imobiliários

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um veículo de investimento em imóveis com o objetivo de conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.

Home Broker

Home Broker é o principal meio de acesso à Bolsa de Valores. Por meio dele, você pode negociar ativos de qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso à internet.

Indexador

​Índice usado como referência para estabelecer a rentabilidade de algum investimento.

Índice Bovespa (Ibovespa)

É o um índice composto pelos principais ativos de maior negociabilidade e representatividade do mercado de ações brasileiro.

IPCA

Índice de preço ao consumidor amplo, Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é um índice que mede o aumento dos preços do país, também conhecido como o índice oficial que mede a inflação.

LC

As Letras de Câmbio são instrumentos de captação das Financeiras. Pelo dinheiro aplicado, a emissora te paga juros que variam de acordo com o tempo e com a quantia aplicada.

LCA

A LCA, letra de crédito agrícola, é um título bancário garantido por empréstimos concedidos ao setor de agronegócio. Quem investe em LCA está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos dentro deste setor. Investimentos em LCA são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

LCI

A LCI, letra de crédito imobiliário, é um título bancário garantido por empréstimos concedidos ao setor imobiliário. Quem investe em LCI está comprando um produto que financia e é remunerado por financiamentos e empréstimos dentro deste setor. Investimentos em LCI são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Liquidez

Liquidez é a facilidade de um ativo ser transformado em dinheiro sem perdas significativas em seu valor.

Long

Long significa estar comprado em uma ação.

Short

Short significa estar vendido em uma ação. Nessa operação, o investidor faz a venda de uma ação que não possui na carteira. O objetivo é lucrar com a queda das ações vendidas.

Long & short

​É uma estratégia que envolve, simultaneamente, uma compra (Long) e uma venda (Short). Esta operação busca a performance relativa entre ambos (posição comprada e vendida).

Operações Estruturadas

São produtos financeiros cujo rendimento e risco são resultantes da combinação e características dos componentes envolvidos na estrutura.

Opções

São contratos onde negociam-se o direito, por um determinado período, de comprar ou vender um ativo por um preço fixado, o preço de exercício ou strike. As opções sempre possuem uma data de vencimento.

Patrimônio Líquido

​Representa o dinheiro dos acionistas na empresa. O patrimônio líquido é o resultado da diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma empresa.

Pré-Fixado

Taxa pré-estabelecida pela instituição no momento Esta taxa não muda em relação a oscilação dos indexadores e o investidor já sabe o valor final que receberá na data de resgate do seu investimento.

ROE – Retorno sobre o Patrimônio Líquido

Este é um indicador que mede a capacidade de agregar valor de uma empresa à partir de seus próprios recursos e do dinheiro de investidores.

Títulos Públicos

Os títulos públicos são ativos de renda fixa emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar suas atividades. Os títulos emitidos por esta entidade são chamados de títulos de dívida pública e podem ser pré ou pós-fixados. Títulos públicos possuem um risco muito baixo pelo fato do investidor estar emprestando dinheiro para o governo.

Tesouro Direto

É um programa, restrito para pessoas físicas, do Tesouro Nacional para a compra e venda de títulos públicos federais.

Selic

​A Taxa Selic é o cálculo da média dos rendimentos pagos pelos Títulos do Tesouro. Como estes investimentos são considerados os menos arriscados do Brasil, o seu rendimento impacta toda a economia. O rendimento da Taxa Selic é orientado por uma meta que é definida pelo Banco Central através do COPOM (Comitê de Política Monetária), e quem controla os valores negociados para cumprir esta meta é o Tesouro Nacional. Você pode acompanhar o rendimento da Taxa Selic no site do Banco Central.

Cadastre-se para acessar conteúdos e recomendações gratuitas de investimento

Seu melhor e-mail aqui

Analistas - Nord Investimentos - Research, Asset e Wealth Management

Feito por quem investe

Faça parte dessa rede, troque ideias e encontre o conteúdo certo para aumentar seus investimentos.

Veja mais sobre