XPML11 quer 25% do Jundiaí Shopping
O fundo imobiliário XP Malls (XPML11) informou ao mercado que assinou um memorando de entendimentos (MOU) para a possível aquisição de 25% de participação no Jundiaí Shopping, administrado pela Multiplan (MULT3) e localizado em Jundiaí–SP.
O valor previsto para a aquisição é de R$ 251,4 milhões (R$ 27.571,08/m²), com o pagamento sendo realizado da seguinte forma: 50% à vista no fechamento da operação, e o restante em duas parcelas iguais, com vencimento em 12 e 18 meses após o pagamento da primeira parcela.
Os valores a prazo serão corrigidos pelo IPCA a partir de novembro de 2024.
Sobre o ativo
Localizado na cidade de Jundiaí, a cerca de 50 km de São Paulo e com pouco mais de 440 mil habitantes, o Jundiaí Shopping foi inaugurado em 2012 e é voltado principalmente para o público das classes A e B. Atualmente, possui 36 mil m² de área bruta locável (ABL), com uma taxa de ocupação média de 96,2%, distribuídos em um mix diversificado de 224 lojas.
Bem posicionado em uma área densamente povoada, cercado por bairros e edifícios residenciais de alto padrão, e com fácil acesso às cidades vizinhas, o shopping atrai um fluxo significativo de visitantes mensais.
De acordo com dados de 2023, o shopping registrou 5,2 milhões de visitas, refletindo sua atratividade e os serviços oferecidos, como a academia Smart Fit. Além disso, atualmente há um projeto de expansão da área de varejo do shopping, com mais 13.260 m² de ABL, além da inclusão de duas torres comerciais anexas ao complexo.
Assim, minha avaliação preliminar é de que a potencial aquisição é qualitativamente muito interessante para o XP Malls, especialmente por se tratar de um empreendimento dominante em uma região com grande potencial de crescimento imobiliário. Quanto à análise financeira será necessário aguardarmos a divulgação de mais detalhes sobre a operação para chegarmos a uma conclusão.
Por fim, vale lembrar que a conclusão da compra está condicionada à superação de algumas etapas previstas no acordo, como a aprovação pelo CADE.