As ações da Simpar (SIMH3) e os papéis da Vamos (VAMO3) disparavam +7,03%, a R$ 5,63, e +3,54%, a R$ 6,73, respectivamente, no início da tarde desta segunda-feira, 30, após o anúncio de cisão de concessionárias.
A Simpar anunciou a proposta de reorganização de algumas empresas do grupo por meio
de um spin-off (separação)
da divisão de Concessionárias
da Vamos e a fusão com a controlada Automob em um movimento que deve criar o maior grupo de concessionárias de veículos do Brasil.
A fusão alavanca a estratégia de ambas as empresas para consolidar suas operações no setor de mobilidade, expandindo a oferta de serviços e veículos, incluindo locação e venda.
O negócio tem potencial para trazer sinergias importantes, otimizando a operação e fortalecendo a presença da empresa no mercado.
O que significa o spin-off entre a Vamos e a Automob?
Atualmente a Vamos conta com duas divisões, a Locação, que é o seu principal negócio, representando 60% da receita total da companhia, e as Concessionárias (caminhões, máquinas e equipamentos).
A operação resultaria em duas empresas: a Vamos apenas com a sua divisão de Locação e uma nova empresa (NewCo), fruto da fusão entre as Concessionárias da Vamos e a Automob.
Como o Grupo Simpar, a Vamos possui a Automob, uma empresa que
oferece uma rede de concessionárias de veículos e motocicletas.
A proposta do spin-off é separar a divisão de Concessionárias da Vamos e combinar com a Automob.
A combinação das concessionárias da Vamos e a Automob deve criar uma gigante no setor, pelo menos quando analisamos os volumes.
Serão 192 lojas, em 12 estados, com 34 marcas de carros, motos, caminhões, máquinas e equipamentos. E com cerca de 182,8 mil veículos vendidos pelos dados dos últimos
12 meses.
Quer saber os detalhes desse spin-off?