A Vale (VALE3) divulgou seu relatório de produção e vendas do 2T24, mostrando mais uma sólida performance operacional e entregando expansão em suas principais linhas.
Com boa visibilidade de resultados, não somente para o 2T24 como para o restante do ano e longo prazo, a tendência é que a Vale mantenha seus bons pagamentos de dividendos.
A companhia utiliza uma parcela considerável de sua geração de caixa na distribuição de dividendos e em programas de recompra (outra forma de “provento”).
Sua política de proventos atual determina uma distribuição mínima de 30% de seu Ebitda ajustado menos investimento corrente.
Os pagamentos anuais são divididos em duas parcelas, sendo a primeira em setembro do ano corrente e a segunda em março do ano subsequente. Ou seja, em 2024, a Vale ainda realizará mais uma distribuição relevante aos seus acionistas.
Considerando os pagamentos dos últimos 12 meses, seu dividend yield atual está em cerca de 11% e, para os próximos anos, o mercado projeta rendimentos semelhantes – número bem acima do que consideramos como um “mínimo aceitável”
(em torno de 6%).