onde investir
com inflação
e juros
em alta?

Tesouro Selic ou Tesouro IPCA+:

O mercado projeta que a Selic deve fechar 2024 em 11,75%
e o IPCA em 4,37%.

Quanto maior a inflação, maior é o pagamento de cupons e rendimentos dos títulos públicos IPCA+. E, quanto maior a Selic, maior o rendimento do Tesouro Selic.

No momento, o Tesouro Selic apresenta um rendimento bruto em 12 meses maior do que o rendimento de todos os títulos Tesouro IPCA+ no mesmo período.

Tesouro Selic ou Tesouro IPCA+: qual rende mais?

É certo que os títulos Tesouro Selic e Tesouro IPCA+ apresentam comportamentos diferentes devido à marcação
a mercado no IPCA+.

O potencial de ganhos no longo prazo com um título IPCA+, que remunera um juro real acima de 6% a.a., é bastante elevado. No entanto, no curto prazo, o investidor poderá sofrer os efeitos da marcação.

Nos últimos 12 meses, o Tesouro Selic 2025 rendeu +11,08% ao ano, enquanto o Tesouro IPCA+ 2029 acumulou um ganho de +5,12%, o Tesouro IPCA+ 2035 acumulou apenas +1,22% e o Tesouro IPCA + 2045 acumulou uma perda de -1,45%.

As informações acima foram consultadas no site do Tesouro Direto, em 3 de outubro de 2024.

Vale destacar que, quanto mais longo o vencimento do título (ou sua duration), maior é a sensibilidade do título IPCA+ às variações de marcação a mercado.

Enquanto o Tesouro Selic é um ótimo título pensando no curto prazo devido à taxa Selic em um patamar atrativo de dois dígitos, o Tesouro IPCA+ é interessante para um horizonte de longo prazo por remunerar um juro real elevado e trazer proteção contra a inflação.

Quanto rende
R$ 10.000 em
cada título?

Confira os detalhes aqui