São Paulo enfrenta novos temporais

Nas próximas semanas, São Paulo
e grande parte do Sudeste do Brasil se preparam para enfrentar novas tempestades.

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiram alertas para chuvas intensas que podem alcançar volumes superiores a 200 mm em algumas regiões, acompanhadas de ventos de até 100 km/h.

A Defesa Civil já anunciou um gabinete de crise para enfrentar o risco de inundações e quedas de árvores, especialmente em áreas com histórico de alagamentos.

Esse cenário de alerta reacende a memória de eventos climáticos extremos, como os já vividos por várias regiões do Brasil, especialmente São Paulo e o Rio de Janeiro, que ao longo dos anos têm registrado volumes impressionantes de chuva e seus consequentes desastres.

O mais recente e grave evento de chuvas extremas no estado ocorreu em fevereiro de 2023, quando Bertioga registrou o maior volume de chuva em 24 horas já documentado no Brasil: 683 mm.

As cidades de São Sebastião e Ubatuba também foram duramente atingidas, com volumes superiores a 600 mm, resultando em deslizamentos de terra, inundações e mais de 60 mortes.

O aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como as chuvas torrenciais que temos observado no Brasil, está diretamente ligado às mudanças climáticas globais.

Leia mais