Na manhã de quarta-feira, 18 de setembro de 2024, os brasileiros foram surpreendidos com o retorno do aplicativo X, anteriormente conhecido como Twitter.
A rede social, que estava proibida de operar no Brasil devido a uma decisão judicial, voltou a funcionar parcialmente.
Usuários já conseguem acessar o aplicativo nas versões para Android e iOS,
mas o acesso
por navegadores como Google Chrome e Safari ainda enfrenta problemas.
Até o momento, não houve uma declaração oficial do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a reativação do X.
No entanto, especula-se que o pagamento de multas pendentes pela Starlink, outra empresa de Elon Musk, controladora do X, pode ter facilitado o retorno parcial do serviço.
Recentemente, o governo brasileiro confiscou R$ 18,35 milhões da Starlink, o que pode ter influenciado a liberação parcial do acesso à rede social.
O X foi bloqueado em agosto de 2024 por não cumprir ordens judiciais, como a remoção de conteúdo e a nomeação de um representante legal no Brasil.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que não houve alteração na ordem de bloqueio e que irá investigar a situação. Ao mesmo tempo, o STF indicou que pode haver instabilidade no cumprimento do bloqueio.
Para acompanhar as últimas atualizações, os usuários devem ficar atentos aos comunicados oficiais do governo e da Justiça.