Nos últimos 2 anos, o IBOV se valorizou +16%, enquanto o S&P 500, em reais, se valorizou +65%. O conjunto de fatores positivos para a bolsa americana progride ao som de violinos, praticamente.
Mas, da máxima dos investimentos “compre barato e venda caro”, origina-se a analogia “compre ao som de canhões e venda ao som de violinos”. Se quase tudo no mercado americano é positivo hoje, parece que temos
uma senhora
orquestra.
O diagnóstico
é que a fotografia indica que o mercado americano está caro, negociando a 27x lucro e 25x o lucro projetado de 12 meses à frente. Bem acima da média histórica de 18x lucros.
Mas esse quadro não tem arrefecido o ímpeto comprador sobre as empresas americanas. Neste mês de novembro, o índice americano já se valorizou +5%, diante da animação dos investidores com a eleição do Trump.
Você pode não gostar, dar chilique, ou até mesmo raspar seu cabelo por conta disso, mas o mercado não vai se importar — pelo menos não agora.
Optando por ETFs, e investimentos passivos, você acaba comprando essas discrepâncias junto de coisas boas. Sem dúvidas, isso aumenta muito a sua chance de ser pego em fogo cruzado no futuro.
Vale muito a pena estar exposto às melhores empresas do mundo. Mas faça isso de forma seletiva.
Em vez de ficar à mercê das flutuações do mercado americano como um todo, confira como investir nas melhores empresas globais.