EMS propõe fusão com Hypera (HYPE3) para criar gigante farmacêutico no Brasil
A EMS, maior fabricante de medicamentos do Brasil, apresentou uma proposta de fusão com a Hypera, uma das principais companhias do setor farmacêutico do país, conhecida por marcas como Buscopan, Engov e Neosaldina.
Essa fusão pode criar a maior empresa farmacêutica do Brasil, com faturamento anual de R$ 15,9 bilhões e participação de 20% no mercado farmacêutico brasileiro.
Com a notícia divulgada, as ações de Hypera, que antes despencavam -15% pela divulgação de descontinuidade do guidance, passaram a subir +5% após a divulgação.
A proposta da EMS envolve a aquisição de 20% das ações da Hypera por R$ 30 cada, representando um prêmio de 39% em relação ao preço de mercado.
Essa aquisição será seguida por uma troca de ações, que permitirá à EMS assumir o controle da nova empresa com participação entre 60% e 70%, dependendo da adesão à OPA. A família Sanchez, que controla a EMS, passará a ser o maior acionista da nova companhia.
Além da OPA, a proposta de fusão inclui a incorporação da EMS pela Hypera. Com isso, a nova empresa combinará suas operações, unindo as forças de ambos os grupos, que são complementares em termos de portfólio de produtos e de estrutura de mercado.
A fusão entre EMS e Hypera consolidaria uma nova líder no mercado farmacêutico brasileiro e latino-americano, ultrapassando a concorrência em diversos segmentos, como medicamentos genéricos, de prescrição médica e OTC (produtos vendidos sem receita).
Juntas, as empresas terão quase o dobro de participação de mercado em relação à sua principal concorrente, a Eurofarma.