entenda a relevância

Empreendedorismo feminino:

O empreendedorismo feminino tem se consolidado como um dos grandes pilares da transformação social e econômica no Brasil e no mundo. Além de gerar empregos, promover inovação e aquecer a economia, mulheres empreendedoras têm desempenhado um papel essencial na luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho.

O número de
mulheres
empreendendo
tem crescido de
forma consistente
no Brasil e se
tornado um
fenômeno
relevante para a
economia do país.
 
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, o Brasil conta com 47,7 milhões de pessoas com intenção de empreender até 2026, sendo que 54,6% desse total são mulheres. Este dado reflete um aumento significativo em relação à pesquisa de 2022, quando os homens representavam 55% desse grupo.

Outro dado interessante é que cerca de 34% das mulheres empreendedoras começaram seus negócios por necessidade, enquanto 66% o fizeram por oportunidade, o que demonstra um equilíbrio entre motivação circunstancial e estratégica.

• maior acesso à educação

• transformações sociais e econômicas
• digitalização

• incentivos e
políticas públicas

• mudança de mentalidade

Mas o que está impulsionando esse crescimento? Confira os principais fatores:

Comemorado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino foi criado pela ONU para destacar a importância e os desafios das mulheres que lideram negócios.

A data serve para conscientizar sobre o impacto do empreendedorismo feminino na geração de empregos e na transformação social.

Saiba como superar os desafios do empreendedorismo feminino

Leia Aqui