B3 lança novos índices para estatais e empresas privadas:
IBEE e IBEP
A B3 anunciou os índices IBEE e IBEP, que segmentam o desempenho de empresas estatais e privadas no mercado financeiro, trazendo mais clareza para investidores e novas oportunidades de produtos financeiros.
A novidade, que estará disponível a partir de 7 de outubro, atende à crescente demanda por segmentação no acompanhamento do mercado acionário, permitindo que investidores possam analisar separadamente o desempenho de empresas públicas e privadas.
Ambos os índices foram criados para trazer mais transparência ao mercado e proporcionar uma ferramenta adicional de análise para os investidores.
Eles são uma resposta à crescente demanda dos investidores por uma análise mais detalhada de setores específicos que compõem o Ibovespa, possibilitando uma visão mais segmentada do mercado.
Os novos índices foram desenvolvidos com base na carteira do Ibovespa, o principal índice da B3.
O Ibovespa B3 Estatais (IBEE) é composto por ações de empresas controladas pelo Estado, enquanto o Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP) reúne papéis de empresas de controle privado.
A proposta é destacar o desempenho de cada uma dessas categorias de forma independente, oferecendo mais clareza sobre o comportamento desses ativos no mercado financeiro.
No lançamento, o Ibovespa B3 Estatais (IBEE) contará com sete ativos de seis empresas de grande relevância no mercado brasileiro, incluindo nomes como Banco do Brasil, Petrobras, Cemig, e Copel.
Já o Ibovespa B3 Empresas Privadas (IBEP) terá uma carteira inicial muito mais ampla, composta por 79 ativos de 77 empresas, com destaque para companhias como Vale, Itaú, Bradesco, e WEG.