O principal conflito de interesse no mercado financeiro (inclusive na Nord)

Você precisa buscar oportunidades onde os outros não estão olhando

Marilia Fontes 20/04/2023 13:26 4 min
O principal conflito de interesse no mercado financeiro (inclusive na Nord)

Passando pelo meu Instagram (@mariliadfontes) ultimamente, percebi várias campanhas de “proteja a sua carteira”. Você também anda recebendo?

É mandar o dinheiro para fora, é COE de IPCA+, é renda fixa...

Tem um lado meu que fica muito irritado com a monotemática das redes, mas aí eu lembro que os posts são consequência da vontade da audiência.

Você sabe como funciona o algoritmo do Instagram?

Eu, com os meus 154 mil seguidores, ando um pouco mais calejada nas vontades do algoritmo. Vou te explicar porque realmente é muito importante que você saiba.

Algoritmo do Instagram

Você vai lá, um belo dia, e publica um post no Instagram.

Inicialmente, o “Insta” mostra essa publicação para os seus seguidores mais engajados.

Se eles gostarem, curtirem, reagirem, comentarem ou compartilharem, a rede social começa a mostrar para seus outros seguidores, menos engajados.

Se os menos engajados também reagirem, então começa a mostrar para pessoas que não te seguem. Aí é a chance de viralizar.

Caso os seus seguidores mais engajados não gostem muito do conteúdo, o Instagram para imediatamente de mostrar para mais gente e o conteúdo “flopa” (linguagem que a gente usa para posts com baixa visualização).

Esse processo faz com que, na média, você atinja muito menos pessoas do que você tem de seguidores.

Isso também faz com que os produtores de conteúdo façam um grande esforço para postar coisas sobre “assuntos quentes” e universais, que possam atingir o máximo de interessados e viralizar.

Quando o assunto é fofoca ou meme, esse algoritmo ajuda bastante a filtrar as informações mais relevantes.

Se a fofoca é sobre um desconhecido, o alcance não vai muito longe. Se a fofoca envolve um famoso, aumenta o interesse geral e viraliza.

O interesse da audiência

Mas tem um segmento que esse tipo de algoritmo é extremamente prejudicial. E esse segmento é justamente o mercado financeiro.

O influencer financeiro também quer produzir conteúdo para viralizar. Para isso, ele fica dependendo dos assuntos mais quentes do momento.

“A ação que subiu 30% nos últimos 3 dias”.

“Como mandar dinheiro para fora para se proteger do dólar a 6”.

“Compre IPCA+ para se proteger da inflação a 11%”.

Se você estiver em um cenário de inflação alta, esse post certamente terá uma boa performance.

Acontece que depois que a inflação já subiu, todas as proteções já estarão muito caras.

Seria como ir comprar um seguro logo depois de bater o carro.

A hora que você se preocupa com isso não é um bom momento para se proteger.

Mas, pelo interesse das pessoas nesse tipo de tema, é tudo o que você vê pelas redes sociais.

Ela te mostra apenas o que está na boca do povo. Muito provavelmente, ela te mostra o seguro caro.  

O que não te mostram

Enquanto isso, o mercado inteiro está pessimista com ações e com o cenário econômico. Ações de empresas mais sensíveis a juros estão completamente largadas, com nenhum interesse do investidor.

Os múltiplos estão nos menores patamares históricos e nunca foram tão baratos.

Mas isso o Instagram não te mostra porque não dá nenhum engajamento.

Os produtores de conteúdo não falam sobre essas oportunidades. Eles iriam flopar.

A hora certa de comprar algum ativo é exatamente quando ele ainda está barato, que é justamente quando ninguém quer saber dele.

Mas essa oportunidade não vai aparecer para você porque não dá engajamento.

Percebe o grande conflito que temos aqui?

O conflito de interesse da Nord

Nós também temos uma equipe de marketing focada em mapear os assuntos quentes para aumentar o nosso alcance.

A indústria é assim. É um grande rebanho de ovelhas.

Mas ela definitivamente não é a melhor estrutura para você.

Você precisa buscar oportunidades onde os outros não estão olhando. Procurar as verdadeiras barganhas.

Essa é exatamente a minha proposta no novo vídeo que gravei esta semana.

Eu sei que esse vídeo não vai ter muitas visualizações. E sei que tenho zero chance de viralizar.

Mas eu preciso fugir das massas e passar o meu recado.

Se você entendeu pelo menos um pouco do grande conflito de interesses que virou a nossa indústria, te convido a assistir ao vídeo aqui.

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