Vitória de Trump nos EUA seria melhor para o bitcoin e o mercado cripto? Descubra
O atentado ao candidato republicano Donald Trump e a saída de Biden da corrida presidencial nos Estados Unidos fizeram o preço do bitcoin e das principais criptomoedas dispararem.
Isso porque Trump é declaradamente pró-cripto.
Quando Trump começou a apoiar o BTC?
Trump, um antigo crítico do BTC, se converteu ao ativo na campanha para a presidência dos EUA de 2024.
Na campanha de 2024, Trump começou a tecer comentários pró-cripto, afirmando que faria de tudo para acabar com a "cruzada contra os criptoativos de Joe Bidden".
O ex-presidente disse ainda que faria o possível para que todos os bitcoins fossem "feitos nos EUA", fazendo alusão à prática de mineração de bitcoin, e um pacote de benefícios para quem se dispusesse a realizar a atividade em território estadunidense.
Uma equipe que assessora Trump também sugeriu que poderia adicionar bitcoin às reservas do tesouro americano, o que seria uma drástica mudança nas políticas monetárias dos EUA.
Trump também declarou que é contra a criação de uma CBDC do dólar, um posicionamento bastante alinhado com os investidores de criptoativos.
Por fim, Trump anunciou o senador J.D. Vance como seu vice. Vance é um entusiasta de criptoativos de longa data e teve voz ativa nos embates regulatórios entre a SEC, CVM Americana, e os criptoativos.
Como as eleições nos EUA afetam o bitcoin e o mercado cripto?
A eleição nos EUA pode afetar positivamente o bitcoin caso Donald Trump seja eleito. Ter um presidente pró-cripto facilita o crescimento deste mercado nos EUA e traz um endosso importante para os criptoativos, aumentando assim a confiança dos investidores.
Em segundo nível, a eleição de um candidato republicano traz novos ânimos para o mercado, que, junto a uma melhoria no cenário de juros, pode ter influência positiva nos mercados de risco, como ações e criptoativos.
Vitória de Trump nos EUA seria melhor para o bitcoin e o mercado cripto?
Trump na presidência dos EUA seria um fator positivo para o mercado de criptoativos e para o Bitcoin, visto que o mesmo declarou que trabalhará para tornar o país a maior potência deste mercado.
Trump pode anunciar reserva estratégica em Bitcoin?
Há boatos de que uma equipe que assessora o candidato Donald Trump tenha intenção de criar uma reserva estratégica de bitcoin, mas isso ainda não foi confirmado.
Por que os investidores do bitcoin ainda não precificaram uma possível vitória de Trump?
O mercado cripto está de olho nas eleições, porém ainda não há uma movimentação definitiva visando uma vitória de Trump. Tais movimentos podem vir a acontecer depois das primeiras prévias de votação.
Atualmente, o mercado está mais preocupado com os núcleos de inflação dos EUA e à possibilidade de cortes de juros no país, o que é algo mais iminente.
Bitcoin é a criptomoeda mais promissora para 2024
O bitcoin é a principal criptomoeda do mercado. É o ativo com a tese mais sólida, com uma dominância relevante no mercado e o principal chamariz para novos investidores de cripto.
Por ser uma moeda digital descentralizada, sem influência de governos na sua emissão e circulação, o bitcoin se torna uma tese de investimento alternativa às moedas fiduciárias.
Somado a isso, a sua escassez programada e a sua política desinflacionária, com teto de emissão, tornam-na uma reserva de valor alternativa ao ouro, o que vem ganhando espaço progressivamente nas carteiras de investidores de varejo e institucionais.
Graças ao crescimento da aceitação dessa tese e à criação de ferramentas que facilitam o investimento no ativo, como os ETFs de Bitcoin, o ativo tem um crescimento consistente de valor de mercado e, consequentemente, no seu preço, acumulando uma alta de 238% em dólar nos últimos dois anos.