Quando é hora de vender meu Fundo Imobiliário?
A dúvida “Quando vender meu Fundo Imobiliário?” é bem comum, não se sinta sozinho. Essa decisão é complexa e exige uma análise criteriosa, pois o timing pode impactar significativamente seus ganhos e perdas.
Neste conteúdo, vamos explorar os principais sinais que indicam que é hora de fazer uma venda, além de abordar as situações em que ainda pode ser vantajoso mantê-lo na carteira.
Quando é hora de vender meu Fundo Imobiliário?
Uma das principais dúvidas que paira sobre os investidores é: “Afinal, quando é uma boa hora de vender meu Fundo Imobiliário?”.
Antes de mais nada, temos que pensar no motivo que nos levou a comprar aquele FII que temos na carteira. Somente cientes do por que compramos um Fundo saberemos quando o vender.
Dito isso, vamos aos principais casos.
Perda de fundamentos
Ninguém gosta de se manter atrelado a algo que apresenta um futuro “nebuloso” no qual você não consegue vislumbrar boas perspectivas, não é mesmo? Sendo assim, quando um Fundo perde seus fundamentos, como rentabilidade consistente e qualidade da gestão, é hora de buscar outras oportunidades.
Quebra de confiança no time de gestão
Ter confiança no time de gestão de seu FII é fundamental. Afinal, quando investimos em um Fundo, estamos terceirizando a gestão do nosso dinheiro. Então, caso sua confiança seja abalada por qualquer motivo, é hora de seguir em frente.
Outras oportunidades mais atrativas
Ser investidor de longo prazo não implica em ter um investimento para a eternidade. Tudo é uma questão de preço. Então, por melhor que seu futuro seja, caso ele esteja negociando a preços elevados e existam outras alternativas com maior assimetria de retorno no mercado, faz todo o sentido realizar uma troca.
Necessidade de liquidez
Em certos momentos, a necessidade de liquidez pode se sobrepor à estratégia de longo prazo. Seja para aproveitar uma nova oportunidade de investimento, cobrir uma emergência financeira ou realizar um objetivo pessoal, a venda do seu Fundo Imobiliário pode ser a solução.
No entanto, é importante analisar se esse é o melhor momento para a venda, considerando o valor de mercado atual do fundo e o impacto que essa decisão terá no seu portfólio.
Quais sinais indicam que ainda não é hora de vender meu fundo imobiliário?
Se você está confortável com a tese de investimento que escolheu, conhece e confia no trabalho da equipe de gestão, está satisfeito com os retornos que o Fundo tem gerado e tem clareza sobre as perspectivas futuras, esses são sinais que indicam que não há motivos para vender seu FII.
O mais importante é ter confiança na tese de investimento e estar atento aos movimentos do mercado.
Identificar e se antecipar a esses eventos antes mesmo do mercado percebê-los não costuma ser uma tarefa simples. É por isso que acompanhar de perto os relatórios dos Fundos que você possui, seus fatos relevantes, entrevistas dos gestores, bem como as perspectivas para o mercado imobiliário como um todo é de extrema importância.
Portanto, ao avaliar criticamente esses conjuntos de informações, você poderá tomar melhores decisões.
Fechei negócio, como declarar a venda do meu Fundo Imobiliário?
Ao investir em Fundos Imobiliários, você assume dois compromissos com a Receita Federal: informar anualmente a sua posição em FIIs na declaração anual de Imposto de Renda e pagar o DARF sempre que finalizar uma operação com lucro.
Cabe destacar, no entanto, que o cotista pessoa física terá os seus rendimentos isentos somente se:
- o Fundo obtiver mais do que 50 cotistas;
- caso ele seja listado em Bolsa/Balcão;
- o investidor não detenha, individualmente, mais do que 10% das cotas do FII.
Se uma das duas primeiras condições não for atendida, todos os cotistas do Fundo perdem a isenção de IR sobre os rendimentos. Por outro lado, se apenas a última condição for violada, somente o cotista que possuir mais de 10% das cotas do fundo perderá o benefício.
Vale lembrar, no entanto, que a isenção para o cotista pessoa física somente diz respeito à distribuição dos rendimentos. Quando o assunto são ganhos de capital na venda de cotas, a história muda.
O ganho de capital obtido na venda de cotas de FIIs é tributado em 20% sobre o lucro auferido, não havendo nenhuma faixa de isenção, como ocorre com as ações. Portanto, se o investidor obtiver lucro com a venda de cotas, é de sua responsabilidade apurar o imposto devido, realizar a emissão do DARF e efetuar o seu pagamento.
Guarde as notas de corretagens
Antes de mais nada, é muito importante que você sempre guarde as suas notas de corretagem ao adquirir cotas de FIIs.
Acesse a Declaração de Imposto de Renda
Abra o programa da Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda (IRPF).
Informe a venda
- Vá para a aba "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis": aqui você deve informar a receita proveniente da venda das cotas do FII, uma vez que a venda de cotas de fundos imobiliários é isenta de imposto de renda, desde que as cotas sejam negociadas na
- Preencha os dados da venda: insira o valor total da venda e a quantidade de cotas vendidas. Se houver mais de uma operação de venda, registre cada uma separadamente.
Informe o ganho de capital (se aplicável)
- Se houve ganho de capital na venda, é preciso calcular o lucro e pagar o imposto devido. Para isso, vá para a aba "Ganhos de Capital" e preencha as informações sobre a venda e o valor de aquisição das cotas.
- Preencha o "Programa de Ganhos de Capital": no caso de lucro, o programa de Ganhos de Capital calculará automaticamente o imposto devido e gerará o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para o pagamento.
Declare o Resultado no "Resumo da Declaração"
- Confirme se todas as informações estão corretas e faça a revisão final dos dados antes de enviar a declaração.
Envie a Declaração
- Após preencher todos os campos e verificar se todas as informações estão corretas, envie a declaração à Receita Federal.
Se você deseja aprofundar seu conhecimento sobre Fundos Imobiliários e acompanhar de perto o mercado, incluindo análises de fatos relevantes, emissões de cotas e relatórios gerenciais, conheça o Nord FIIs.
Nossa assinatura oferece monitorias semanais, com respostas a dúvidas ao vivo, além de informações sobre o mercado de FIIs quase em tempo real através do nosso canal no Telegram.