Vendas no varejo fecham 2024 com alta de 4,7%, maior valor desde 2012

As vendas no comércio varejista no Brasil recuaram 0,1% em dezembro, na comparação com novembro

Nord Research 13/02/2025 10:30 3 min
Vendas no varejo fecham 2024 com alta de 4,7%, maior valor desde 2012

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo.

Qual o índice do varejo?

O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE. 

O que é PMC IBGE?

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil. 

Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.

Como é calculada a PMC IBGE?

A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação. 

Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice. 

Como estão as vendas no varejo hoje?

O volume de vendas no varejo recuou 0,1% em dezembro, em relação a novembro, abaixo da estabilidade esperada pelo mercado (0,0%). O resultado de novembro teve uma revisão para cima, de -0,4% para -0,2%, mas mantendo-se no campo negativo. 

Em 2024, o setor acumulou um crescimento de 4,7%, o maior desde 2012. Já o varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, registrou uma queda mais acentuada, de 1,1%, frente à projeção de -0,1%. Ainda assim, avançou 1,4% na comparação anual e acumulou alta de 4,1% no ano

Direto ao Ponto

O varejo teve um desempenho sólido em 2024, com um crescimento de 4,7% no ano, o maior desde 2012. A segunda desaceleração consecutiva na variação mensal sugere um início de moderação na margem do setor.

No Renda Fixa PRO, estamos acompanhando os dados de atividade ao longo do ano para identificar sinais mais claros de uma desaceleração econômica, atualmente esperada para o segundo semestre/final de 2025, quando as recentes altas de juros deverão exercer um impacto mais significativo sobre o consumo.

Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?

O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor. 

Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira. 

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.