Vendas no varejo avançam 0,5% em fevereiro, abaixo do esperado
Quatro das oito atividades registraram alta, com destaque para Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,1%)

O setor de varejo é fundamental para a economia brasileira por várias razões, entre elas: geração de empregos, contribuição para o PIB, distribuição de produtos e estímulo ao consumo.
Qual o índice do varejo?
O índice que acompanha o resultado do varejo no Brasil é a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada mensalmente pelo IBGE.

O que é PMC IBGE?
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) é um indicador econômico que acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil.
Ele investiga a receita bruta de revenda das empresas formalmente constituídas (detentoras de CNPJ), que possuam 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja receita bruta provenha predominantemente da atividade de comércio varejista.
Como é calculada a PMC IBGE?
A PMC é calculada utilizando a metodologia de amostragem probabilística. Para isso, são coletadas amostras de onze setores do varejo e de todas as Unidades da Federação.
Com a amostra, obtida por meio de entrevistas e questionários eletrônicos, são calculados os pesos adequados para a estimação do índice.
Como estão as vendas no varejo hoje?
O volume de vendas no varejo em fevereiro avançou 0,5% em relação a janeiro, levemente abaixo da expectativa do mercado de +0,6%. O dado de janeiro foi revisado para cima, de -0,1% para +0,2%. Na comparação anual, o setor avançou 1,5%.
Quatro dos oito grupos registraram alta, com destaque para Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,1%). Entre os grupos que apresentaram queda, o maior recuo foi em Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%).
O varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, recuou 0,4%, após uma alta revisada de 2,7% no mês anterior.
Varejo segue forte, mas mostra sinais de moderação
O varejo apresentou um desempenho sólido em 2024 e, em janeiro, está apenas 0,6% abaixo do recorde da série com ajuste sazonal — indicando que o setor permanece robusto. Por outro lado, a terceira desaceleração consecutiva na variação mensal sugere um início de moderação na atividade.
Na série Renda Fixa PRO, seguimos monitorando o comportamento do setor e compartilhando as atualizações com os assinantes.
Atualmente, o mercado precifica uma taxa Selic de 15% a.a. ao final de 2025.
Qual o tamanho do mercado de varejo no Brasil?
O mercado de varejo no Brasil possui grande relevância nacional. Em 2023, o varejo restrito movimentou R$ 2,2 trilhões, impactando em 20,45% o PIB brasileiro, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Neste período, o setor também apresentou forte criação de empregos, com 10 dos 12 meses apresentando uma criação de vagas maior do que o número de demissões no setor.
Portanto, esses números ressaltam a grande importância do mercado de varejo para o crescimento da economia brasileira.

