Vamos (VAMO3) e Simpar (SIMH3) disparam após anúncio de spin-off de concessionárias

Possível fusão na Vamos (VAMO3) deve criar maior grupo de concessionárias do País; entenda

Fabiano Vaz 01/10/2024 11:48 6 min
Vamos (VAMO3) e Simpar (SIMH3) disparam após anúncio de spin-off de concessionárias

As ações da Simpar (SIMH3) e os papéis da Vamos (VAMO3) encerraram em alta de  +6,27%, a R$ 5,59, e +1,69%, a R$ 6,61, respectivamente, na última segunda-feira, 30, após o anúncio de cisão de concessionárias.

A Simpar anunciou a proposta de reorganização de algumas empresas do grupo por meio de um spin-off (separação) da divisão de concessionárias da Vamos e a fusão com a controlada Automob. O movimento deve criar o maior grupo de concessionárias de veículos do Brasil. 

A fusão alavanca a estratégia de ambas as empresas para consolidar suas operações no setor de mobilidade, expandindo a oferta de serviços e veículos, incluindo locação e venda. 

O negócio tem potencial para trazer sinergias importantes, otimizando a operação e fortalecendo a presença da empresa no mercado.

O que significa o spin-off entre a Vamos e a Automob?

Atualmente a Vamos conta com duas divisões, a Locação, que é o seu principal negócio, representando 60% da receita total da companhia, e as Concessionárias (caminhões, máquinas e equipamentos).

Como o Grupo Simpar, a Vamos possui a Automob, uma empresa que oferece uma rede de concessionárias de veículos e motocicletas.

A proposta do spin-off é separar a divisão de Concessionárias da Vamos e combinar com a Automob.

A operação resultaria em duas empresas: a Vamos apenas com a sua divisão de Locação e uma nova empresa (NewCo), fruto da fusão entre as Concessionárias da Vamos e a Automob.

Fonte: Simpar RI

Como o spin-off pode impactar a Vamos (VAMO3)?

A demanda do mercado, incluindo a nossa, para separar os negócios da Locação e Concessionárias era antiga. 

A discussão e a pressão sobre a Simpar aumentou em 2023, com o resultado negativo das Concessionárias devido ao ciclo desfavorável do agronegócio.

O negócio de Concessionárias é ruim, com as margens baixas e é sensível aos ciclos do agronegócio.

Em um primeiro momento, a retirada do negócio de Concessionárias pode ser positiva para a Vamos. Mirando apenas na Locação, enxergamos uma rentabilidade maior e ganhos de eficiência focando apenas no seu core business.

A Vamos é extremamente lucrativa, mesmo no ambiente atual, com um ROE (retorno sobre o patrimônio ou return on equity) de 27% (alto e crescente).

Fonte: Simpar RI

Enquanto a Vamos Locação tem uma margem de lucro de 18%, a Vamos Concessionárias têm uma margem de lucro super pequena e caindo. É o negócio de locação que carrega todo o peso da dívida.

O que os números nos dizem sobre a gestão da Vamos

A conclusão é óbvia: a gestão de Vamos estava pegando a geração de caixa do ótimo negócio de locação e desperdiçando no péssimo negócio de concessionárias.

E você achava que os altos executivos, como CEOs, CFOs e gestores de grandes empresas, sabiam fazer contas. É triste, mas infelizmente isso não é tão incomum.

Como ficam os acionistas da Vamos (VAMO3)?

Com a operação, os acionistas da Vamos devem receber 0,22 ação da NewCo por cada 1 ação da VAMO3 possuída.

Quais são as expectativas após a operação da Vamos com a Automob?

A expectativa da Simpar é que o novo grupo possa gerar mais eficiência e ampliar sua capacidade de atendimento a clientes corporativos e individuais, enquanto aproveita oportunidades de crescimento em um setor competitivo.

Fusão entre Vamos e Automob: o que esperar da nova gigante de concessionárias?

A combinação das concessionárias da Vamos e a Automob deve criar uma gigante no setor, pelo menos quando analisamos os volumes. Serão 192 lojas, em 12 estados, com 34 marcas de carros, motos, caminhões, máquinas e equipamentos. E com cerca de 182,8 mil veículos vendidos pelos dados dos últimos 12 meses.

Fonte: Simpar RI

Por outro lado, os resultados e indicadores financeiros não são positivos. Apesar da combinação criar uma empresa de R$ 11,9 bilhões, a margem Ebitda é de apenas 3,5% e um lucro líquido pífio de R$ 20 milhões. E uma dívida líquida de R$ 1,6 bilhão, uma alavancagem de 3,8x Ebitda. 

Além disso, os múltiplos projetados de 2025 da Automob parecem bastante elevados, a um EV/Ebitda de 7x e um Preço/Lucro de 15x.

Desta forma, a NewCo parece cara e possui um negócio de margens baixas e pouco visibilidade de crescimento e endividada.

Quais os próximos passos após a fusão da Vamos e Automob?

A expectativa da Simpar é que a conclusão e a negociação da nova empresa na Bolsa ocorra em dezembro de 2024

A proposta agora será analisada, discutida e negociada em um comitê independente. Posteriormente os termos negociados serão enviados para aprovação no conselho geral de acionistas.

Caso aprovada na AGE, a nova companhia será registrada na CVM e listada na B3.

Fonte: Simpar RI

Vamos (VAMO3) ou Simpar (SIMH3): onde investir?

A operação é bastante positiva para a Vamos, pois liberta a companhia de locação do peso inútil das concessionárias.

Em paralelo, o spin-off é positivo para a Simpar, pois o acionista da Vamos está pagando para reduzir a dívida da holding. As ações VAMO3 e SIMH3 estão nas mínimas, amassadas pelo endividamento excessivo e pela falta de dividendos.

Fonte: Bloomberg

Imagino que os números do spin-off vão mudar. Isso porque o valuation das concessionárias precisa cair, cair muito. Mas não consigo dizer quanto, como ou quando.

Imagino que, com a pressão dos acionistas (eu farei minha parte), os números irão melhorar para a Vamos e piorar para a Simpar.

Nós preferimos a Vamos, só com a locação, uma empresa muito mais lucrativa (ROE de 27%) comparada às outras empresas do grupo e, mesmo com o endividamento elevado, consegue entregar lucros crescentes.

No curto prazo, com os juros subindo e o mercado super focado em companhias que pagam dividendos, o mais prudente agora é esperar.

Esperar e fazer pressão para reduzirem (e muito) o valuation das concessionárias.

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