Captação de títulos primários do Banco Master não foi suspensa pelo BTG
O BTG Pactual não suspendeu a captação para títulos de emissão primária do Banco Master. A informação foi publicada por um portal de notícias na tarde desta terça-feira, 29, porém, em contato com o próprio banco de investimentos, verificamos que a suposta suspensão não ocorreu.
"O BTG Pactual esclarece que não suspendeu nenhuma captação para títulos do Banco Master", afirma o banco.
O que é uma oferta primária?
No mercado de renda fixa, títulos de emissão primária são aqueles oferecidos diretamente ao público pela primeira vez. São emitidos por instituições financeiras, empresas ou governos para captar recursos diretamente dos investidores. Nessa fase, o título ainda não foi negociado entre investidores no mercado secundário, sendo, portanto, uma oportunidade inicial para quem deseja adquirir o título diretamente do emissor.
Por que o BTG suspenderia a captação de títulos do Banco Master?
Essa decisão surge em um contexto de crescente polêmica envolvendo a negociação de títulos do Banco Master. Os CDBs do Banco Master estão sendo negociados com altas taxas de rentabilidade que chegam até 140% do CDI.
Em resposta ao questionamento do time da Nord Investimentos, o BTG Pactual confirmou que a informação não é verídica. "Assim como em outras ofertas de distribuição, os títulos têm estoque limitado e a captação se encerra ao atingir o limite", comenta o time de assessoria oficial do BTG Pactual.
Negociação de títulos secundários do Banco Master continuam
Após o horário convencional de negociação dos títulos primários (16h), apenas os títulos secundários do Banco Master estariam disponíveis na plataforma do BTG.
Como a suspensão de captação do BTG afeta investidores de renda fixa?
As notícias recentes envolvendo o Banco Master tem preocupado alguns investidores que já possuem os títulos em suas carteiras de investimentos. Este movimento gerou um deságio elevado para aqueles que decidiram realizar uma venda antecipada.
Com as negociações do mercado secundário ainda em andamento na plataforma do BTG, ainda será possível encontrar CDBs do Banco Master sendo negociados, mas com taxas influenciadas pelas condições de mercado.
Lembrando que antes de investir em um CDB é de importante conhecer o perfil de crédito do banco emissor.
Entenda a polêmica envolvendo os CDBs do Banco Master
Na semana passada, um suposto comunicado interno anunciou a suspensão da negociação de novos títulos do Banco Master na plataforma da Ágora, informando que a venda desses papéis seria pausada.
Após ampla repercussão em portais de notícias e redes sociais, a corretora negou a informação e manteve as operações de compra e venda dos títulos.
Alternativas para quem busca títulos de renda fixa após a suspensão do BTG
O Banco Daycoval tem oferecido alguns dos melhores CDBs do mercado, especialmente quando consideramos os produtos disponíveis diretamente na sua plataforma e o perfil de crédito do banco. Listamos alguns dos títulos com remunerações destaques que podem servir como alternativas para quem busca títulos de renda fixa:
- CDB Pré-fixado de 2 anos: taxa de 13,25% ao ano, significativamente acima das taxas de mercado atuais, que estão em torno de 12,85% para o mesmo prazo;
- CDB de liquidez diária com vencimento de 3 anos: oferece 110% do CDI e pode ser resgatado a qualquer momento, proporcionando alta liquidez com uma excelente rentabilidade.