Tesouro Direto: novos títulos de renda fixa a partir de fevereiro

Confira os novos títulos do Tesouro Direto para este ano e veja as oportunidades de investimento em renda fixa

Nord Research 04/02/2025 14:41 3 min Atualizado em: 04/02/2025 16:19
Tesouro Direto: novos títulos de renda fixa a partir de fevereiro

O Tesouro Direto anunciou novidades para 2025, trazendo novas opções de títulos públicos para investidores de renda fixa. Essas mudanças impactam tanto os pequenos investidores quanto aqueles que buscam diversificação e segurança. 

Confira abaixo os novos vencimentos dos títulos públicos.

Quais são os novos títulos do Tesouro Direto? 

O governo anunciou novos títulos no Tesouro Direto com vencimentos mais longos, permitindo planejamento financeiro de longo prazo. Entre as novidades, destacam-se:

Tesouro Selic

A partir de agora, o investidor não consegue investir no Tesouro Selic 2027 e nem no Tesouro Selic 2029, que foram substituídos pelo Tesouro Selic 2028 e pelo Tesouro Selic 2031, respectivamente.

Tesouro IPCA+ sem juros semestrais

Também houve mudanças entre os títulos IPCA+ sem juros semestrais com vencimentos em 2035 e 2045. Estes foram substituídos pelos vencimentos Tesouro IPCA+ 2040 e Tesouro IPCA+ 2050, respectivamente.

Tesouro IPCA+ com juros semestrais

Para o IPCA+ na modalidade com juros semestrais com vencimentos em 2040 e 2055, foram substituídos pelo 2045 e 2060, respectivamente. 

Tesouro Prefixado

Por fim, os Prefixados 2027 e 2031 foram alongados para Prefixados 2028 e 2032.  

Tesouro Educa+

O Tesouro Educa+, voltado para incentivar as famílias a pouparem para custear os estudos dos filhos, ganhou um novo vencimento para 2043.

Como os novos títulos do Tesouro Direto impactam os investidores?

O alongamento dos vencimentos dos títulos no Tesouro Direto é um previsto e realizado anualmente. Os títulos mais antigos continuam disponíveis para resgate antecipado e seguem sendo precificados pela marcação a mercado, no caso dos IPCA+ e Prefixados. Ou seja, sua rentabilidade continuará variando conforme as condições do mercado. 

Para os investidores de renda fixa, recomendamos ajustar os novos aportes aos vencimentos agora disponíveis, sempre alinhando os seus objetivos financeiros e horizonte de investimento.

Quando mudam os títulos do Tesouro Direto?

O Tesouro Direto revisa anualmente os títulos que estão disponíveis e os atualiza conforme as regras da tabela abaixo:

Título Revisão
Tesouro Prefixado e Tesouro Selic com vencimentos até 3 anosAnual
Tesouro Selic e Tesouro Prefixado com vencimento entre 3 e 6 anos; Tesouro Prefixado com Juros Semestrais; Tesouro IPCA+ Com Juros Semestrais e vencimento até 10 anosA cada 2 anos
Tesouro IPCA+ com vencimento até 6 anosA cada 3 anos
Tesouro IPCA+ com vencimento acima de 6 anos e Tesouro IPCA+ Com Juros Semestrais e vencimento acima de 10 anosA cada 5 anos
Tesouro Renda+A partir de 2030, a cada 5 anos, será lançado um novo título com prazo de acumulação de 40 anos
Tesouro Educa+Anualmente será lançado um novo título com período de conversão em 18 anos. 

Fonte: Tesouro Direto

Vale a pena investir no Tesouro Selic em 2025?

O Tesouro Selic segue como uma das opções mais seguras do mercado, principalmente para quem busca rentabilidade estável e liquidez diária. Com os aumentos da Selic, sua rentabilidade tem se elevado em 2025, sendo uma ótima opção para compor a parcela de pós-fixados de uma carteira de renda fixa. 

A composição de títulos ideal depende dos objetivos financeiros do investidor e do seu perfil de risco. Antes de investir, é fundamental analisar as características de cada opção disponível.

Com as mudanças anunciadas, o Tesouro Direto continua sendo um dos principais meios de acesso a investimentos de renda fixa no Brasil. Ficar atento às novidades e entender as condições de cada título pode ser decisivo para tomar boas decisões financeiras em 2025.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.