VALE3 recebe lista com 15 nomes para sucessão na presidência

A lista é composta por CEOs de grandes empresas. A substituição deverá acontecer até dezembro, mas há esforços para antecipar o anúncio.

Hugo Cabral 16/07/2024 12:00 2 min
VALE3 recebe lista com 15 nomes para sucessão na presidência

O conselho da Vale (VALE3) recebeu da consultoria Russell Reynolds uma lista com 15 possíveis sucessores para o cargo de CEO da mineradora, conforme previsto no processo de sucessão em curso, que considera o fim do mandato de Eduardo Bartolomeo no final deste ano.

A boa notícia é que a lista não inclui nenhum candidato do governo, o que traz um certo alívio para o mercado, pois não há rumores de interferência política.

Candidatos para sucessão na Vale

Entre os nomes para ocupar a cadeira de presidente da Vale, estão vários CEOs de grandes empresas, como Embraer, Gerdau, Equatorial, Klabin e Engie.

Lista dos possíveis candidatos para a sucessão na Vale. Fonte: Valor Econômico

A lista ainda inclui o presidente da Volkswagen nos EUA, dois executivos do setor de mineração e o ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Este último é, inclusive, o nome “mais político” da lista, dado que já foi ministro durante os mandatos de Fernando Henrique Cardoso como presidente da república. No entanto, é um nome que agrada o mercado, devido ao trabalho de recuperação que realizou na direção da maior petroleira brasileira.

Ainda, integrantes do conselho de administração da Vale já foram procurados pelo empresário Rubens Ometto, dono da Cosan e acionista da Vale, para que Gustavo Pimenta, atual CFO, assuma o comando da mineradora.

Quando será anunciado o novo presidente da Vale?

O processo sucessório na Vale segue um rito de governança específico, com um cronograma divulgado para a substituição do atual CEO até dezembro. 

No entanto, devido ao desgaste que esse processo tem causado, acionistas e administradores estão trabalhando para antecipar a conclusão da troca. A expectativa é que três candidatos sejam selecionados até o fim do mês, com a escolha do novo CEO prevista para ser concluída até o final de agosto.

É hora de comprar ações da Vale?

Com uma desvalorização de -16% no acumulado de 2024, acreditamos que as ações da Vale possuem uma excelente assimetria, negociando a 7x lucros e abaixo de 4x Ebitda. Além disso, a mineradora ainda possui um dividend yield projetado de 10% para 2024.

Com um valuation atrativo, boas perspectivas de resultados e distribuição de proventos para os próximos anos, reiteramos nossa recomendação de compra para VALE3.

Compartilhar