Starbucks (SBUB34) desaponta nos resultados do 3º tri fiscal

A receita líquida ficou praticamente estável na comparação com o mesmo período do ano anterior, uma leve queda de -0,6%

Henrique Vasconcellos 30/07/2024 22:42 4 min
Starbucks (SBUB34) desaponta nos resultados do 3º tri fiscal

A Starbucks (SBUB34) acaba de divulgar seus resultados para o 3T24 de seu calendário fiscal. Assim como no 2T24, a empresa novamente decepcionou o mercado. A empresa entregou uma receita de U$ 9,1 bilhões, 1% abaixo da expectativa do mercado. 

Destaques resultados 3T24 (calendário fiscal) Starbucks (SBUB34)

Fonte: Starbucks

A receita líquida ficou praticamente estável na comparação com o mesmo período do ano anterior, uma leve queda de -0,6%. Tanto o segmento de lojas próprias quanto o de franquias apresentaram quedas leves, na comparação com o 3T23.

Apesar das receitas praticamente estáveis, o Ebit apresentou uma queda de -4%. Assim como no trimestre passado, os números da empresa mostram que continuam passando por desafios operacionais, com as receitas crescendo em um ritmo mais lento que os custos.

O lucro por ação da Starbucks foi de U$ 0,93 no 3T24, -7,6% menor em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Novamente, a empresa ficou com resultados abaixo do que era esperado pelo mercado. 

O que esperar da Starbucks (SBUB34)?

A Starbucks tem passado por um período um tanto conturbado. A empresa enfrenta inúmeros desafios ocasionados pelo cenário macroeconômico nos EUA e na China, assim como alguns desafios internos. Os números da empresa refletem um cenário de menor crescimento global no consumo. Com o consumo desacelerando nos EUA por conta das taxas de juros mais altas por mais tempo, e com o crescimento econômico da China aquém do esperado. 

Apesar dos atuais desafios, o mercado espera que a empresa consiga recuperar um ritmo interessante de crescimento em 2025. Para as receitas da empresa, é esperado que voltem a crescer +7,5% no ano, recuperando margens e a lucratividade. O lucro líquido tem uma expectativa de crescimento de +10% em 2025. 

Com o FED (Banco Central americano) começando um movimento de corte de juros em breve, a economia tende a recuperar um nível de crescimento mais pujante. Dessa forma, a empresa deve se beneficiar de uma volta dos consumidores e apaixonados por cafés. 

Dividendos da Starbucks (SBUB34)

A empresa já anunciou o pagamento de U$ 0,57 por ação. Valores que serão distribuídos no dia 30 de agosto, para acionistas até o dia 16 de agosto. Esse valor, quando anualizado, representa um dividend yield de 3%. 

Quem é a Starbucks (SBUB34)?

A Starbucks é, hoje, a maior rede de cafeterias do mundo, com milhares de lojas espalhadas por diversos países. Mas a história da empresa vai muito além de números e expansão. Nascida nos Estados Unidos, a Starbucks revolucionou a forma como as pessoas consomem café, transformando a experiência de tomar um cafezinho em um momento especial e personalizado.

A marca se destaca por oferecer uma variedade enorme de bebidas à base de café, além de outras opções como chás, sucos e alimentos. Mas o diferencial da Starbucks está na atmosfera aconchegante de suas lojas, que se tornaram verdadeiros pontos de encontro para pessoas de todas as idades e estilos de vida. A empresa também se preocupa com a origem do café que utiliza, buscando grãos de alta qualidade e cultivados de forma sustentável.

Além de ser uma empresa lucrativa, a Starbucks se posiciona como uma marca engajada em causas sociais e ambientais. A empresa investe em projetos que visam melhorar a vida das comunidades produtoras de café e reduzir seu impacto ambiental. A Starbucks é, portanto, muito mais do que uma simples cafeteria: é uma marca que busca inspirar e conectar pessoas, promovendo uma experiência única a cada gole.

Vale a pena comprar Starbucks (SBUB34)?

A Starbucks tem um posicionamento competitivo ótimo no ramo de cafeterias no mundo, com presença global e ótima reputação. Contudo, a empresa negocia a múltiplos relativamente altos para uma empresa com pouco crescimento. Por conta disso, achamos que existem outras oportunidades mais interessantes para investidores que procuram boas empresas internacionais.

Como faço para comprar ações da Starbucks (SBUB34)?

Para investir nas ações da Starbucks é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. A empresa é negociada na B3 sob o ticker SBUB34.

Reiteramos que, no momento, não temos recomendação de compra para as ações da empresa.

Compartilhar