SpaceX tira funcionários do Brasil após bloqueio do X
De acordo com o The Wall Street Journal, a SpaceX, dona da Starlink, começou a tomar medidas para tirar funcionários do Brasil e alertou outros a não viajarem ao país. Além disso, um grupo de funcionários não brasileiros que estavam no país também foram realocados.
A decisão de Musk foi motivada após a suspensão do X no Brasil, que ocorreu por uma ordem judicial emitida pelo ministro Alexandre de Moraes — a qual obrigava Elon Musk a indicar um representante legal para as operações da rede social no país.
Como a guerra entre Musk e Moraes chegou à Starlink
No mês passado, a Starlink teve as finanças congeladas por determinação de Moares para que a companhia fosse responsabilizada pelas multas aplicadas ao X.
“SpaceX e X são duas empresas completamente diferentes, com acionistas diferentes. Eu possuo cerca de 40% da SpaceX, então essa ação absolutamente ilegal do ditador Alexandre de Moraes pune indevidamente outros acionistas e o povo do Brasil”, postou o bilionário Elon Musk na rede X.
O que é a Starlink?
A Starlink é a provedora de serviços de internet via satélite da SpaceX. A empresa fornece serviço de internet para áreas rurais do Brasil e tem contratos com órgãos públicos, como as Forças Armadas e tribunais eleitorais.
Starlink suspende acesso à rede X
Na quinta-feira, 5, a Anatel informou ao STF que a Starlink cumpriu a determinação de suspender o acesso à rede social X aos usuários do Brasil. Inicialmente, a provedora de internet chegou a manter o acesso ao X no país mesmo após a suspensão, mas acabou cumprindo o bloqueio às 18h06 da última quarta-feira, 4.
Segundo a Anatel, foram bloqueados todos os 224.458 acessos no país.