Quem é Satoshi Nakamoto? HBO lança documentário sobre criador do bitcoin

O documentário da HBO “Money Electric” aponta Peter Todd como criador do bitcoin

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 09/10/2024 15:10 4 min
Quem é Satoshi Nakamoto? HBO lança documentário sobre criador do bitcoin

A HBO lançou hoje um documentário dizendo que "descobriu quem é o Satoshi e vai provar". O título é "Money Electric: The Bitcoin Mistery" e está disponível na plataforma de streaming da HBO, o MAX.

Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas hoje a noite vou estourar uma pipoca e ver do que se trata. 

Pelo que tenho lido, o diretor apresenta algumas supostas evidências de que Peter Todd é o verdadeiro Satoshi Nakamoto. O próprio Peter Todd negou, antes mesmo do lançamento do documentário.  Não vou entrar em mais detalhes, para não estragar a experiência de quem for assistir.

Quem assistir, me conta o que achou! 

Quem é Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pelo perfil idealizador e criador do Bitcoin nos fóruns de criptografia. A identidade por trás do perfil nunca foi identificada de forma definitiva e ninguém sabe de fato quem é Satoshi Nakamoto. Muitos especulam que se trate de uma organização composta por várias pessoas, ao invés de uma única pessoa. 

Quantos bitcoins tem Satoshi Nakamoto?

Estima-se que, dentre os endereços identificados por Satoshi Nakamoto, rastreados na blockchain do Bitcoin, ele tenha algo em torno de 1,1 milhão de bitcoins. Nos preços atuais em outubro de 2024, essa quantidade corresponderia a aproximadamente US$ 70 bilhões.

O que aconteceu com Satoshi Nakamoto?

Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do criador (ou grupo de criadores) do bitcoin, desapareceu misteriosamente após lançar o projeto e contribuir ativamente para seu desenvolvimento inicial. Em 2011, Satoshi decidiu se afastar, alegando que a comunidade estava pronta para continuar o projeto sem ele. Desde então, ele não se comunicou publicamente, e sua identidade permanece um dos maiores mistérios do mundo das criptomoedas.

Quando foi o último registro de Satoshi Nakamoto?

O último registro público de Satoshi Nakamoto foi em 26 de abril de 2011, quando ele enviou um e-mail para um desenvolvedor afirmando que estava "seguindo em frente" e que o bitcoin estava em boas mãos. Desde então, não houve mais mensagens ou aparições conhecidas.

A HBO descobriu a identidade de Satoshi Nakamoto?

No documentário "Money Electric: The Bitcoin Mystery", a HBO tentou identificar quem poderia ser Satoshi Nakamoto por meio de uma extensa investigação que apontou para Peter Todd, criptógrafo que trabalhou de forma pública no começo do bitcoin, ajudando com códigos e desenvolvimentos. 

Porém, o documentário não apresenta provas concretas de que Peter realmente é a pessoa por trás do pseudônimo e o próprio negou veementemente.

Quem é Peter Todd, apontado como criador do bitcoin?

Peter Todd é um desenvolvedor e consultor de criptomoedas bem conhecido, que trabalhou no desenvolvimento do Bitcoin, mas ele não é o criador da moeda. Apesar de haver teorias e especulações sobre a identidade de Satoshi Nakamoto, Todd nunca foi oficialmente apontado como o criador do bitcoin. Ele, assim como outros desenvolvedores e membros da comunidade, colaborou para a melhoria e segurança da rede após a saída de Satoshi.

Onde mora Satoshi Nakamoto?

Ninguém sabe onde Satoshi Nakamoto mora ou se ele ainda está vivo. O criador do Bitcoin usou métodos anônimos para se comunicar, deixando poucas pistas sobre sua identidade ou localização. 

Muitas teorias apontam para diversas regiões, incluindo o Japão (por conta do nome), os Estados Unidos ou até mesmo países da Europa. No entanto, nenhuma dessas teorias foi confirmada, e o mistério permanece. Satoshi usava diversos métodos de proteção de IP para tornar sua posição geográfica irrastreável, a fim de manter seu anonimato.

Qual a relevância da identidade de Satoshi Nakamoto?

Não acredito que seja positivo uma descoberta de quem é o Satoshi Nakamoto. Sequer penso que seja relevante. O ponto do criador do bitcoin foi e está sendo provado: a criptomoeda tem uma vida própria de forma totalmente descentralizada, sem uma figura central. Na minha visão, essa característica endossa o valor do bitcoin da forma que foi proposto, com os ideais originais.

O bitcoin foi criado para ser uma moeda puramente digital, totalmente descentralizada, que usa de criptografia para manter o pseudoanonimato dos usuários, associado a uma segurança e uma lógica de emissão pré-definida, arbitrária e imutável. 

O não conhecimento da identidade do seu "grande criador" é mais um dos pontos provados de que o bitcoin cumpre essa função e esse ideal.

Tópicos Relacionados

Compartilhar