Resultados das 'big techs' começam a decepcionar no 4T24. O encanto acabou?

Ações de tecnologia caem após registrarem queda na taxa de crescimento das divisões de computação em nuvem.Entenda por que o mercado está em alerta

Henrique Vasconcellos 08/02/2025 07:23 5 min
Resultados das 'big techs' começam a decepcionar no 4T24. O encanto acabou?

Algumas das grandes empresas de tecnologia nos EUA estão decepcionando o mercado nesta temporada de balanços. Contudo, isso não quer dizer que acabaram as oportunidades de investir nesse setor. 

O mercado adora empresas que pagam mais dividendos ao longo de suas vidas úteis do que o preço de suas ações e aquelas que conseguem investir capital a taxas altas de retorno, gerando um belo crescimento. 

Ao longo dos últimos anos, poucas companhias tiveram taxas de retorno sobre os investimentos tão significativas quanto as big techs americanas. Podemos incluir neste grupo empresas como Apple, Microsoft, Amazon, Meta, entre tantas outras. Isso não apenas para os acionistas que compraram suas ações, mas em relação ao quanto as empresas geraram sobre os investimentos que elas mesmas fizeram. 

No entanto, neste último ano e ao longo de 2025, essas companhias devem investir valores como nunca. Hoje, o maior medo do mercado é que elas não consigam entregar retornos interessantes sobre esses investimentos. 

Gastos bilionários das big techs com IA

Olhando para os investimentos das quatro principais hyperscalers do mercado (Microsoft, Alphabet, Meta e Amazon), que são as empresas que mais fazem investimentos em infraestrutura para data centers nos EUA, os valores mais que dobrarão neste ano em relação aos valores de dois anos atrás. 

Segundo o que essas companhias comentaram ao longo das conferências de resultados mais recentes, elas juntas investirão mais de US$ 320 bilhões ao longo de 2025 (+44% acima do que foi investido em 2024). Isso é, aproximadamente, 50% da capitalização do mercado de ações brasileiro. 

Só em 2025, elas devem investir o mesmo que investiram entre 2015 e 2020. Obviamente, por conta desses valores exorbitantes, o mercado está em alerta. Não à toa, após divulgarem seus resultados do 4T24 (calendário gregoriano), apenas as ações da Meta registraram altas — inclusive, a única desse grupo que temos no Nord Global. Enquanto todas as demais (MSFT, GOOGL e AMZN) registraram quedas. 

 Taxa de crescimento trimestral da AWS, Google Cloud e Microsoft Cloud. Fonte: Finviz

Por que as ações de big tech estão em queda?

Na nossa visão, o principal motivo das quedas dessas empresas após a divulgação de resultados foi a queda na taxa de crescimento de suas divisões de computação em nuvem (onde estão os data centers). 

Claro que é normal uma companhia, à medida que fica maior, crescer menos. Mas o mercado não gosta disso. Especialmente quando as empresas estão investindo valores significativamente superiores aos dos anos anteriores. 

Não que os resultados delas tenham sido ruins. Todas tiveram um bom crescimento de receitas, com bons lucros. Mas investir não é apenas comprar crescimento ou dividendos. As expectativas dos demais participantes do mercado também são muito importantes. Quando a expectativa está muito alta, qualquer desvio pode ser catastrófico para nós investidores. 

Contudo, seguir o caminho do dinheiro pode abrir os olhos para boas oportunidades que vão se aproveitar desses investimentos colossais. Sabendo que esses valores serão investidos ao longo deste ano, podemos mapear empresas que podem se beneficiar e acabar sendo melhores oportunidades. 

 Cadeia de valor da Inteligência Artificial. Fonte: Felicis

5 ações de empresas de tecnologia para 2025

Diante de todo o investimento que as big techs devem fazer, existem várias empresas que podem se beneficiar com isso. Entre elas, a nossa favorita segue sendo a TSMC.

A TSMC (TSM) é a maior fabricante de semicondutores do mundo (em receitas e lucro). A companhia, baseada em Taiwan, vem se mostrando a mais eficiente e a única capaz de absorver a demanda crescente por chips de alta complexidade necessários para rodar os modelos de AI. 

Mas ela não é a única que deve se beneficiar desses investimentos. 

A ASML (ASML) é a principal fabricante de máquinas de litografia EUV (extreme-ultra violet). Suas máquinas são essenciais na produção desses chips de mais alta complexidade. Hoje, apenas ela consegue fabricar essas máquinas no mundo inteiro. 

A Nvidia (NVDA) foi o principal nome dessa primeira onda de inteligência artificial. A empresa desenvolve os GPUs usados nos data centers para viabilizar o treinamento dos modelos de AI. Ela deve seguir sendo dominante ao longo do ano nas vendas para os hyperscalers. 

A Broadcom (AVGO) tem sido parceira dessas big techs no desenvolvimento dos chips próprios delas mesmas — uma tentativa delas de reduzir a dependência na Nvidia.

A Marvel (MRVL) possui os processadores OCTEON e chips de network que são essenciais para o funcionamento desses data centers.

Mesmo empresas de energia como Vistra (VST) e Constellation Energy (CEG) devem ganhar com os investimentos que serão feitos ao longo de 2025.

Essas não são as únicas companhias. Existem muitas outras a que hoje temos acesso e que podem ganhar com todo o dinheiro que está fluindo para o desenvolvimento de novas tecnologias. 

No Nord Global, filtramos quais são as melhores oportunidades dentro dos melhores preços. Um exemplo é a ação XXXX, do setor de saúde dos EUA, que acumula ganhos de +172% desde a primeira recomendação, em maio de 2024.

Rentabilidade carteira Nord Global até janeiro de 2025. Fonte: Nord Research

Para desbloquear seu acesso a todas as recomendações da minha carteira de ativos internacionais com 20% de desconto, clique no link abaixo. 

A melhor hora para investir é agora! Não perca essa oportunidade de aumentar seu portfólio financeiro.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.