Produção de petróleo da Prio (PRIO) ultrapassa 100 mil barris por dia

Em dezembro, o grande destaque foi a consolidação de Peregrino na produção da empresa, incrementando 37,1k bpde. Mantemos COMPRA

Rafael Ragazi 08/01/2025 15:48 3 min
Produção de petróleo da Prio (PRIO) ultrapassa 100 mil barris por dia

A produção de petróleo da PRIO (PRIO3) teve um salto expressivo em dezembro, com aumento de 40% em relação ao mês anterior, consolidando o melhor desempenho da empresa no ano. 

Este avanço reflete principalmente a incorporação da produção de sua última aquisição, a fatia de 40% no campo de Peregrino. A companhia encerrou o ano de 2024 com uma produção de petróleo superior a 100 mil barris por dia.

A seguir, confira os principais dados e as implicações deste crescimento.

Produção da PRIO ultrapassa 100 mil barris por dia

A PRIO alcançou um volume médio de produção de 106 mil barris por dia em dezembro, um aumento significativo em comparação com os meses anteriores. Essa expansão foi impulsionada pela incorporação dos 37,1 mil barris por dia do Campo de Peregrino nos números, mesmo com a realização de uma manutenção em Albacora leste e o atraso na emissão de licenças do Ibama afetando negativamente Polvo + TBMT, bem como o início da produção em Wahoo.

Fonte: RI PRIO

Peregrino aumenta produção em 40%

O grande destaque de dezembro de 2024 foi a consolidação do Campo de Peregrino na produção da empresa, incrementando 37,1 mil barris por dia.

Perspectivas para o futuro da PRIO

Com os resultados alcançados em dezembro, a PRIO estabelece um ponto de partida otimista para 2025. Os desafios permanecem, como o atraso na obtenção de licenças ambientais e volatilidade natural do preço do petróleo, mas o crescimento da produção demonstra capacidade de superar adversidades.

Para o fim deste ano, a expectativa da companhia é de a produção alcance 150 mil barris por dia, em função: (i) do aumento da eficiência em Albacora Leste, (ii) da realização das manutenções em Tubarão Martelo, (iii) da entrada da fatia adquirida em Peregrino nos números e (iv) do início da produção em Wahoo, no final deste ano.

Finalizando os trabalhos em Wahoo, a PRIO ainda tem mais cerca de 30 mil barris por dia para incrementar em sua produção com a campanha de revitalização em Albacora Leste, que começa em 2026 e levará a produção para cerca de 170 mil barris por dia (ambas projeções levam em conta o desconto pelo declínio natural da produção dos campos).

Vale a pena investir em PRIO em 2025?

Os dados de produção impulsionaram o desempenho das ações da PRIO3, atraindo atenção no mercado financeiro. A valorização das ações reflete as boas expectativas dos investidores diante dos resultados operacionais robustos.

Além do robusto crescimento já contratado para os próximos dois anos, a empresa disse que o seu objetivo de longo prazo é chegar a algo entre 300 e 500 mil barris por dia (além de terem interesse na fatia restante de Peregrino, também estão analisando a possibilidade de adquirir ativos no Golfo do México atualmente).

Vale ressaltar que a companhia já possui mais de US$ 2 bilhões em caixa para pagar o closing de Peregrino e sua alavancagem deve estar de volta aos 0,5x Dívida Líquida/Ebitda no fim de 2025, por conta da forte geração de caixa da empresa.

Negociando a apenas 4,5x Ebitda, após um ano ruim para suas ações devido principalmente aos atrasos do Ibama, continuamos enxergando a PRIO como uma excelente oportunidade para multiplicação do capital investido nos próximos anos.

Se você busca entender mais sobre o desempenho da PRIO e suas perspectivas, fique atento às atualizações da empresa e análises do setor.

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.