Produção da Petrobras (PETR4) tem queda no 4º trimestre. O que fazer com as ações?
A Petrobras segue investindo na exploração do pré-sal e em projetos para otimizar sua produção

A Petrobras (PETR3; PETR4) registrou queda de -10,5% na produção de petróleo na comparação entre o quarto trimestre de 2024 com o mesmo período de 2023. Já o volume de vendas subiu +1,3% no quarto trimestre de 2024 em relação ao mesmo ciclo de 2023.
Causas da queda na produção da Petrobras
No pré-sal, a companhia registrou uma produção total de 1,7 milhões de barris no 4T24, uma queda de -9,1% na comparação anual. Mesmo assim, a estratal alcançou a meta de produção de petróleo e gás previsto no seu Plano Estratégico 2024-2028.
A redução na produção da Petrobras no 4T24 foi atribuída a fatores como manutenção programada em plataformas e declínio natural de campos maduros. Além disso, a empresa tem ajustado seu portfólio com a venda de ativos, o que também influencia nos números totais.
Já no segmento de Refino, Transporte e Comercialização, o destaque positivo ficou para o crescimento de +6,1% a/a do volume de vendas de gasolina. O volume de vendas do diesel, por sua vez, apresentou uma queda de -2,3% a/a.

Impactos no mercado e nos preços das ações
Os resultados do 4T24 devem apresentar queda, refletindo os menores volumes, o recuo do preço do petróleo, a desvalorização do real, a defasagem dos preços dos derivados e os maiores custos.
Assim, a expectativa para o 4T24 é uma queda de -20% para a receita, -24% para o Ebitda e de -32% para o lucro, na comparação com o 3T23.
Além da queda do petróleo Brent, o desempenho da companhia influencia diretamente no valor de suas ações. Na sessão desta terça-feira, 4, após a divulgação do relatório de produção e vendas do 4T24, Petrobras ON (PETR3) recuava -1,22%, enquanto PN (PETR4) cedia -0,50%, por volta das 11h.
Como avaliamos o desempenho da Petrobras
Apesar da retração na produção, a Petrobras mantém um nível sólido de operação. No entanto, os preços mais baixos do barril de petróleo e derivados no período podem afetar o resultado financeiro da estatal. Além do preço do petróleo, a política de dividendos também será determinante para a performance futura da empresa.
O que fazer com as ações da Petrobras após redução na produção do 4T24?
A Petrobras segue investindo na produção do pré-sal e no potencial exploratório da Margem Equatorial. No entanto, as frequentes investidas do governo na Petrobras aumentam os receios dos em relação à alocação de capital da companhia.
Desde 2023, observamos um aumento dos investimentos em projetos de rentabilidade baixa e que não fazem parte do core business, como refino, fertilizantes e transição energética, por exemplo.
Deste modo, ficamos receosos com esse aumento, em função do histórico ruim na alocação de capital e na execução de projetos que não são core da Petrobras.

