Prio fará venda direta de gás natural e amplia mercado
A PRIO (PRIO3), anteriormente conhecida como PetroRio, anunciou sua entrada no mercado de comercialização de gás natural. Essa expansão marca um passo significativo na estratégia da empresa de diversificar suas operações e explorar novas oportunidades no setor energético.
Próxima etapa da trajetória da prio no gás natural
A PRIO tinha a Petrobras (PETR4) como cliente exclusiva do gás natural produzido em suas operações. Agora, com a entrada no mercado de comercialização, a companhia pode negociar diretamente com outros consumidores e ampliar sua atuação. Essa mudança é impulsionada pela crescente demanda por gás natural no Brasil, um recurso fundamental para a transição energética e a sustentabilidade.
Impacto no mercado de gás natural
Com essa nova estratégia, a PRIO reforça sua posição no mercado energético brasileiro, que tem potencial para se expandir significativamente nos próximos anos. A diversificação do mercado de gás natural está alinhada com as metas de reduzir a dependência de combustíveis fósseis tradicionais e melhorar a eficiência energética.
Estratégia de crescimento da PRIO
A PRIO fará a comercialização direta de gás natural (vendendo também para distribuidoras, não apenas para a Petrobras), assim como fez com seu petróleo em 2023.
A produção atual de gás é de 300 mil m3/dia, mas com o início da produção em Wahoo deverá alcançar a marca de 1 milhão m3/dia. Para iniciar a venda do gás, a PRIO fez parcerias de utilização da infraestrutura da própria Petrobras.
Perfuração dos poços depende do Ibama
O IBAMA ainda não emitiu as licenças do campo. O plano da PRIO é de que a produção tenha início oito meses após a obtenção das licenças. A expectativa é de que essas licenças sejam liberadas no primeiro trimestre de 2025 (1T25).