PPI: Inflação ao Produtor dos EUA vem acima do esperado e com revisões de alta

O índice de preços ao produtor (PPI) dos Estados Unidos subiu 0,4% em janeiro de 2025, após a alta de 0,5% em dezembro de 2024

Christopher Gomes Galvão 13/02/2025 11:54 3 min Atualizado em: 13/02/2025 13:49
PPI: Inflação ao Produtor dos EUA vem acima do esperado e com revisões de alta

A inflação ao produtor dos EUA (PPI) apresentou uma alta de 0,4% em janeiro, acima das expectativas de 0,3%. Além disso, houve uma forte revisão de alta do dado referente ao mês anterior, de 0,2% para 0,5%.

O núcleo do PPI, que exclui alimentos e energia, mostrou uma alta de 0,28%, em linha com o esperado. O dado do mês anterior, no entanto, também sofreu uma forte revisão de alta, de 0,0% para 0,4%.

Fonte: Bloomberg

Em 12 meses, o núcleo do PPI ainda acumula alta de 3,6%.

O dado reforça a leitura forte sobre a inflação americana no mês de janeiro após os dados pressionados da inflação ao consumidor (CPI) divulgados na quarta-feira, 12.

Apesar de o CPI ser mais importante, também vale acompanhar o PPI, uma vez que parte das maiores pressões dos preços aos produtores podem ser repassadas ao consumidor final.

A divulgação do índice de Preços ao Consumidor (CPI) sinalizou uma redução no espaço disponível para cortes de juros ainda este ano, exigindo do Federal Reserve uma postura de maior cautela em suas próximas decisões e na comunicação com o mercado. Esse cenário é particularmente relevante diante do elevado nível de consumo, da resiliência do mercado de trabalho e das incertezas relacionadas aos possíveis impactos inflacionários das políticas adotadas durante o governo Trump.

O que é o PPI (Inflação ao produtor) dos EUA?

O Producer Price Index (PPI) é a principal medida da inflação ao produtor dos Estados Unidos.

Para isso, o dado mede a mudança média ao longo do tempo nos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos por sua produção. Os preços incluídos no PPI são da primeira transação comercial para muitos produtos e alguns serviços. 

Quando o PPI (Inflação ao produtor) dos EUA é divulgado?

O PPI é divulgado mensalmente, normalmente entre os dias 10 e 15.

O calendário de divulgação por ser visto aqui.

Quem divulga o PPI (Inflação ao produtor) dos EUA?

Divulgado pelo Bureau of Labor Statistics.

O que é importante olhar no PPI (Inflação ao produtor) dos EUA?

No PPI, é importante acompanhar principalmente o seu núcleo, que retira os preços de energia e alimentos que costumam apresentar uma maior volatilidade.

Como o PPI mede a inflação do produtor, ou seja, antes de chegar ao consumidor final, o índice pode ser uma prévia de como pode ser a dinâmica do CPI (inflação ao consumidor) adiante. 

Isso porque se o núcleo do PPI registrar números pressionados de forma consistente, parte dessas maiores pressões será repassada ao consumidor final, impactando a inflação ao consumidor e podendo demandar uma atuação do Federal Reserve através da sua política monetária.

Isso também significa que PPIs mais fracos causam menores impactos sobre a inflação ao consumidor.

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.