Por que cripto é tão volátil?

Afinal, a volatilidade é um fator negativo?

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 29/10/2022 12:00 4 min
Por que cripto é tão volátil?

Sempre ouvimos dizer que o mercado cripto é muito volátil, isto é, tem grandes e constantes variações nos preços. Isso é verdade.

Nesta semana mesmo, vimos um movimento de expansão de volatilidade após algumas semanas de marasmo no mercado de criptoativos. O Bitcoin subiu +14% em um dia, enquanto o Ethereum subiu +25% em 48 horas.

Por incrível que pareça, esses são movimentos normais. Estranho é ficar bastante tempo sem eles.

Quando o mercado fica muito tempo sem grandes oscilações, eu sempre me lembro do personagem “Baiano”, do filme Tropa de Elite, quando ele diz: “O morro muito quieto, tem parada errada aí”.

Brincadeiras à parte, a volatilidade é uma característica intrínseca do mercado de criptoativos por alguns motivos.

Neste artigo, vamos investigar quais são esses fatores que contribuem para essa volatilidade e, o mais importante, como lidar com isso de forma positiva, isto é, nos favorecendo dessa volatilidade.

O que torna o mercado cripto volátil

O mercado de cripto tem algumas características que contribuem para esse fator. A primeira delas consiste no fato de que o mercado não tem fechamento. Ele fica aberto, negociando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Associado a isso, temos o fator de ser um mercado com liquidez global e instantânea, ou seja, negociado no mundo todo e com vendas executadas instantaneamente.

Esses dois fatores combinados são suficientes para tornar um ativo mais volátil, já que são milhões (ou até bilhões) de pessoas negociando o mesmo ativo o tempo todo. “Enquanto é madrugada no Ocidente, é dia no Oriente.”

No entanto, temos alguns outros fatores que se somam a essa conta.

Um deles é que a capitalização do mercado, de forma geral, ainda é muito baixa. Pegue o Bitcoin como exemplo, que é a primeira criptomoeda criada. Hoje, seu market cap gira em torno de 390 bilhões de dólares. Para se ter um comparativo do quanto isso é pouco, o ouro, outro ativo que tem liquidez global, tem um market cap estimado em 13 trilhões de dólares.

Para o bitcoin cair 10%, é necessário “perder” 39 bilhões de dólares de market cap. Já no caso do ouro, é preciso perder aproximadamente 1,3 trilhão de dólares para cair 10% o seu preço.

Ou seja, para o ouro cair 10%, ele precisa perder o market cap total do bitcoin mais de 3 vezes!

A falta de capitalização, isto é, a falta de dinheiro no mercado contribui em muito para a volatilidade.

Por fim, ressalto mais uma característica: o caráter especulativo proveniente da falta de entendimento do mercado. Grande parte dos investidores que entra no mercado de criptoativos compra e/ou vende com base em notícias ou no sentimento do mercado, e não focando nos fundamentos dos ativos ou no longo prazo. Querem fazer dinheiro rápido (o que na maioria das vezes não funciona).

Então, já que esse mercado é tão volátil, como investir nele?

A volatilidade só afeta negativamente quem foca no curto prazo ou está sobrealocado. A forma certa de ganhar dinheiro com criptoativos, que ensino para os assinantes do Nord Crypto Master, é o oposto disso.

A “Fórmula mágica” para ganhar dinheiro no mercado de criptoativos não é procurar “a moeda milagrosa que vai multiplicar seu patrimônio por milhares de vezes”, muito pelo contrário.

O jeito certo de agir nesse mercado é:

  1. Escolher bons ativos e acompanhá-los de forma próxima.
  2. Fazer aportes periódicos (todo mês, quinzena ou semana, principalmente durante o bear market).
  3. Respeitar o gerenciamento de risco (nunca investir mais do que 10% em cripto. O ideal para iniciantes é até 5%).
  4. Ter o foco no longo prazo, sem loucura de fazer trade ou apostar em algo que parece ser “uma oportunidade única”. Na maioria das vezes, o que parece “bom demais para ser verdade” normalmente é.

O maior desafio, dentre esses pontos da estratégia, é a seleção dos ativos.

De nada adianta você fazer todo o resto apenas com ativos ruins, com fundamentos rasos ou com propostas impossíveis, com equipes pouco capacitadas ou com modelos econômicos ruins.

E é nesse ponto que eu ajo diariamente, selecionando bons ativos e dando o balanceamento correto da alocação de cada um conforme seu perfil de risco dentro da carteira Nord Crypto Master.

Caso você queira fazer parte desse mercado, munir-se de informações, além de uma excelente alocação dos ativos, com foco no longo prazo, convido você para conhecer nosso trabalho! Basta clicar no link abaixo!

Quero conhecer o Nord Crypto Master

Espero você do outro lado!

Um abraço,

Tópicos Relacionados

Compartilhar