Por que as ações da Vale estão caindo? VALE3 cai 24% em 2023

No mês, os papéis da mineradora avançam 6,8%, mas caem 24% no ano

Fabiano Vaz 14/07/2023 13:17 2 min Atualizado em: 17/07/2023 11:34
Por que as ações da Vale estão caindo? VALE3 cai 24% em 2023

A ação da Vale (VALE3) subiu 2,31% e encerrou o pregão de ontem cotada a R$ 68,61, impulsionada pelo avanço no preço do minério de ferro pelo 3º dia seguido.

No mês, os papéis da mineradora avançam 6,8%, mas caem 23,9% no ano.

VALE3 recua 24% em 2023
Fonte: Bloomberg

As ações da Vale vêm sofrendo no ano, principalmente por conta do desempenho fraco do minério de ferro e da retomada lenta da atividade na China.

Dificuldades econômicas

Alguns dados do consumo e produção chinesa das últimas semanas vêm apresentando uma desaceleração e aumentando o receio sobre o desempenho da segunda maior economia do mundo neste ano.

Dados do varejo e indústria no mês de maio, por exemplo, ficaram abaixo do esperado ou reportaram queda, como os indicadores de investimento imobiliário e novas casas.

Estímulos na China

Até o momento, os estímulos por parte do governo chinês ficaram apenas no corte dos juros, o que é pouco quando comparamos com os estímulos que vimos no passado.

Nas últimas décadas, a China alavancou seu crescimento por meio de estímulos elevados, principalmente no setor imobiliário e em infraestrutura, o que gerou bolhas. A atual crise imobiliária chinesa deixou o governo sem saída para fazer estímulos ao setor.

Sendo o setor imobiliário o maior consumidor de aço, vimos o preço do minério de ferro cair e impactar os resultados e a visibilidade para a Vale.

Cenário mais favorável para USIM5 e CSNA3

Como o mercado chinês é o maior consumidor da Vale, a dificuldade da economia chinesa pressiona os resultados da companhia e consequentemente suas ações.

Usiminas (USIM5) e CSN (CSNA3) têm uma dinâmica um pouco diferente, uma vez que, além da mineração, as duas companhias possuem a siderurgia, que tem como principal cliente o mercado doméstico.

Entretanto, os preços dos seus produtos de siderurgia são baseados no mercado internacional. Ou seja, também sofrem com a queda dos preços do aço lá fora.

O que esperar do 3º trimestre?

Entre as commodities, as metálicas são as que atualmente proporcionam uma visibilidade mais baixa e os papéis devem seguir pressionados, com o mercado à espera de uma demanda mais fraca por aço para a construção durante o verão na China, que começou no final de junho.

Por isso, dadas as perspectivas de crescimento dessas companhias e os múltiplos que elas negociam, prefiro ficar de fora de papéis ligados a commodities metálicas.

Ebitda 12 meses de Usiminas, CSN e Vale
Fonte: Bloomberg

Tópicos Relacionados

Compartilhar