Pnad Contínua hoje: desemprego cai 6,8% no trimestre até julho

A taxa apresentou redução em relação aos 6,9% do trimestre encerrado em junho e é a menor taxa observada para o período desde 2012.

Nord Research 30/08/2024 09:55 3 min
Pnad Contínua hoje: desemprego cai 6,8% no trimestre até julho

A taxa de desemprego, divulgada pela pesquisa PNAD Contínua, atingiu 6,8% no trimestre encerrado em julho, em conformidade com as expectativas do mercado. Os juros futuros estão operando em alta na abertura do pregão desta sexta-feira, 30.

A taxa apresentou redução em relação aos 6,9% do trimestre encerrado em junho e é a menor taxa observada para o período desde 2012. Além disso, o número de empregados com e sem carteira de trabalho no setor privado foram recordes da série.

A massa de rendimento real habitual (soma ponderada de todos os rendimentos das pessoas ocupadas da amostra) cresceu 1,9% no trimestre e 7,9% no ano.

Os números de julho reafirmam a visão de um mercado de trabalho aquecido e uma atividade forte. O alerta para seguirmos acompanhando de perto o movimento devido ao seu possível efeito inflacionário permanece e os dados reiteram o desafio e a necessidade de cautela do Banco Central.

O que é PNAD e qual o seu objetivo?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) era o principal dado sobre o mercado de trabalho brasileiro.

O que é a PNAD Contínua?

Oficialmente, a PNAD, que possuía periodicidade anual, foi encerrada em 2016, sendo substituída pela PNAD Contínua, que possui periodicidade trimestral (trimestres móveis) e cuja metodologia foi atualizada.

A periodicidade em trimestres móveis significa que o dado referente a maio, por exemplo, representa o período de março, abril e maio. Ou seja, ao ler “o desemprego de maio”, por exemplo, entende-se como “o desemprego no trimestre encerrado em maio”.

O objetivo é o mesmo: fornecer uma leitura completa sobre a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro.

Quais dados a PNAD Contínua fornece?

Por meio das informações fornecidas pela PNAD Contínua, é possível saber não só a taxa de desemprego do país, como também os salários e a taxa de participação.

Olhando os dados mais por dentro, é possível observar detalhes como empregos com carteira assinada, trabalhadores por conta própria, taxa de informalidade, entre outras informações.

Qual foi a última PNAD Contínua?

A última pesquisa PNAD Contínua foi divulgada no dia 30 de agosto pelo IBGE. A taxa de desocupação foi de 6,8% em julho e apresentou uma redução em relação aos 6,9% do trimestre encerrado em junho

PNAD contínua hoje

A taxa de desemprego, divulgada pela pesquisa PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), atingiu 6,8% no trimestre encerrado em julho. O resultado figura no menor nível de toda a série histórica da PNAD, coletada desde 2012.

Compartilhar