Pirâmide financeira: veja como funciona golpe das criptomoedas
Tecnologias novas, com baixo entendimento da população, e uma premissa de ser algo revolucionário. Esse é o terreno mais fértil para os golpistas enganarem os desavisados.
Puxe na sua memória, rapidamente, quantas notícias você viu nos últimos dois anos sobre uma pirâmide financeira de criptomoedas? Eu perdi as contas. Jogadores de futebol, celebridades, cidadãos comuns. Todos são alvo desses golpes.
Esses golpes acontecem diariamente no Brasil e em todos os outros lugares do mundo.
Pirâmide financeira de criptomoeda
Recentemente, foi noticiada uma pirâmide desmascarada nos Estados Unidos. Ela alegava se tratar de um fundo de criptoativos que utilizaria inteligência artificial com um robô revolucionário que traria retornos exponenciais de forma inovadora. Milhões de dólares foram roubados dos clientes com essa premissa.
Esse golpista utilizou todas as palavras que mais atraem investidores desavisados atualmente: criptoativos, inteligência artificial e robô, ainda prometendo ganhos exponenciais ou qualquer outro sinônimo.
Essa é a Tríade dos Golpistas. Se vir essas três palavras associadas a um retorno não usual, garantido, pode ter certeza que é golpe.
O que acontece com quem participa em pirâmide financeira?
O esquema de pirâmide financeira é crime no Brasil e em diversos outros países do mundo. Quem participa de pirâmide está sujeito a sanção da Lei 1.521/51. A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão.
O que acontece com quem investe em pirâmide financeira?
Para quem entra num esquema de pirâmide sem querer, o primeiro passo é denunciar imediatamente às autoridades, como Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ou ainda para o Ministério Público Federal, Ministérios Públicos Estaduais ou para a Polícia Civil ou Polícia Federal.
Além disso, ao investidor desavisado que entrar em um esquema de pirâmide, será oferecida uma rentabilidade exuberante comparada aos meios lícitos e reais. Esse rendimento pode ser pago nos primeiros meses.
No entanto, após um tempo, tanto o valor depositado quanto o rendimento fictício deste ficaram retidos e, muito provavelmente, o investidor nunca terá seu dinheiro de volta.
Comprar criptomoeda é seguro
O grande problema é que essa alta incidência de golpes usando a premissa de "criptoativos" afasta muitos investidores potenciais de entrar no mercado cripto de forma correta e com segurança.
Os criptoativos têm, sim, grande potencial de apreciação, porém também carregam consigo alguns riscos.
Afinal, estamos falando de um mercado de renda variável. Ou seja, não há garantia de retorno com criptoativos. Se você ouvir alguém falando em retorno garantido com cripto, fuja e não olhe para trás.
Apesar de desafiador, investir em cripto da forma correta é bastante recompensador. É o que faço há praticamente 8 anos. Investir em cripto mudou minha vida financeira e pode mudar a sua.
Quanto ter de cripto na carteira?
O grande segredo para investir em uma classe de ativos como cripto, que tem grande volatilidade, grande potencial e alto risco, é ajustar o tamanho da posição e seguir as recomendações de um especialista do mercado.
Eu digo para meus assinantes que o máximo que se pode ter em criptoativos é 5% do seu patrimônio investido. Essa é a regra de ouro dos criptoativos.
Dessa forma, sua carteira de cripto compõe bem uma estratégia diversificada com ações, renda fixa, FIIs, entre outros tipos de investimentos.
Portanto, caso queira, além de seguir a sugestão dos 5%, ter o acompanhamento de um analista especialista em criptoativos, que vive esse mercado 24h por dia e tem como única função trazer as melhores criptos do mercado para você, esta é a sua oportunidade!
No link abaixo, você pode conhecer o Nord Crypto Master pagando apenas metade do valor. Isso mesmo, 50% de desconto para uma oportunidade que pode mudar a sua vida financeira para sempre.