Pessimismo cresce com aumento da dívida pública e resistência a cortes no governo Lula
O cenário econômico brasileiro segue incerto e com um tom cada vez mais pessimista. O aumento da dívida pública, mesmo com a arrecadação em alta, aliado à resistência do PT em promover cortes, gera preocupação.
Riscos econômicos e comparações com o governo Dilma: o que esperar?
Está todo mundo super pessimista com o plano econômico deste governo Lula. Vendo a notícia abaixo, não é nenhuma surpresa.
A dívida pública está subindo rapidamente, mesmo com a economia e a receita fiscal subindo forte. Mesmo assim, o PT está se manifestando contra quaisquer cortes de gastos pelo governo.
É Dilma de novo?
O que dizem os especialistas?
É aquele negócio, se você quer ganhar dinheiro, você precisa se antecipar aos movimentos do mercado, se antecipar ao consenso.
Nas reuniões que tivemos do Clube NØRD, este final de semana, quase saímos chorando todos das conclusões de Marcos Lisboa sobre o caminho das contas públicas.
Uma foto vale mais que mil palavras. Você tinha que estar lá para escutar as piadinhas de bastidor dele (eu não sabia que ele era engraçado).
E, como pontuou o Guerra, gestor da Legacy, não é nenhuma surpresa. A surpresa foi o mercado comprar, ano passado, que as regras do arcabouço fiscal faziam sentido.
Foco em empresas lucrativas: estratégias em meio ao pessimismo
Com tudo isso, você deve estar se perguntando: “E os lucros”? Pois é. Mesmo em meio ao cenário macroeconômico desfavorável, o foco continua em encontrar oportunidades de investimento.
Assim, após o desespero com o macro, sempre trazemos para o Clube NØRD empresas sólidas e lucrativas para nos maravilharmos com a descrição de como sua estratégia vira lindos resultados.
E trouxemos discussões sobre 2 incorporadoras muito parecidas, mas muito diferentes. Como você pode ver abaixo.
Eu pedi para o Ragazi e o Victor me deixarem falar delas abertamente, mas eles me proibiram. O que posso dizer é que uma é interessante porque o lucro cai (está se recuperando) e a outra porque o lucro sobe (está barata).
Aprendizados para investidores: o pior erro é o timing tardio
Todo mundo vem me chamando de pessimista faz tempo. Agora, o consenso chegou onde eu estou.
Eu deveria é ter tirado todo meu dinheiro do Brasil quando os juros subiram ou quando o Lula ganhou e prometeu “picanha e cervejinha” para todo mundo.
Vivendo e aprendendo… mas, e agora? O que fazer agora?
O mercado sempre antecipa. E, o pior erro que qualquer investidor pode cometer é ficar otimista tarde demais ou ficar pessimista tarde demais.
E, olhando os níveis “Dilmistas” de juros, câmbio e dólar, me parece tarde demais para fugir para as montanhas.
Só nos resta esperar por 2026.
Possibilidade de um novo ciclo econômico: 2026 e o Bull Market esperado
Sinceramente, quanto maior a incapacidade deste governo de cortar gastos, e com o aumento da dívida pública, maior a chance de termos uma crise econômica e trocarmos de presidente (e de política econômica).
Sempre recebemos vários e-mails me xingando quando falo que “quanto pior, melhor”. Mas, é isso mesmo, a política econômica do PT é igual à da Dilma: só acaba em crise.
Ao mesmo tempo, os ativos já estão nos níveis do governo Dilma. Claro, podem piorar, mas já precificam muita coisa ruim.
Além disso, vimos nas eleições americanas e nas eleições para prefeito aqui no Brasil como as pautas do PT já não encantam mais o eleitor.
Eu não acho que ele vai desistir. Mas, acredito que estejamos quase no ponto de “não retorno”, quase na hora da virada.
Seja ganancioso quando os outros estão com medo
O Buffett sempre tem uma frase perfeita para todos os momentos. Aqui estamos.
Já comece a preparar seu rico dinheirinho para o próximo ciclo. Se tivermos um governo fiscalmente responsável (Tarcísio?), podemos ter anos, podemos ter décadas e Bolsa voando no Brasil.
Deixe seu dinheiro no CDI só esperando o momento.
Ou, espere o Ibama aprovar o campo de Wahoo de PRIO3 e aproveite para comprar abaixo de R$ 40 (maior oportunidade da história mundial?).
O Brasil é o país das oportunidades.