♟️Os 6 melhores conselhos para investir em 2023

O que realmente importa na hora de investir

Danielle Lopes 18/12/2022 12:00 5 min
♟️Os 6 melhores conselhos para investir em 2023

“What really matters?” - Howard Marks

Em sua carta ao mercado, publicada em 22 de novembro de 2022, o gestor e um dos fundadores da Oaktree Capital, Howard Marks, explora pontos importantíssimos para a vida do investidor.

Selecionei os seis melhores insights (traduzidos da carta original “What really matters?”) com meus comentários sobre o mercado atual para te ajudar a investir melhor em 2023.

O que não importa: eventos de curto prazo


“A maioria dos investidores não consegue fazer um trabalho superior ao prever fenômenos de curto prazo, por isso não deve dar importância excessiva a eles.

É improvável que eles façam grandes mudanças em seus portfólios em resposta a essas opiniões. É improvável que as mudanças que eles fazem sejam consistentemente corretas.”

Um dos maiores exemplos recentes envolveu uma gestora de fundos – TT Investimentos – fundada pelos sobrinhos do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

A operação envolveu derivativos de uma empresa que a gestora confiava e imaginava que todos os resultados seriam satisfatórios no curto prazo.

No entanto, no curto prazo, todas as escolhas são como jogar uma moeda para cima.

O resultado custou ao fundo uma perda de -88% em patrimônio líquido.

O que não importa: mentalidade de negociação


“Se você pedir a Warren Buffett para descrever a base de sua abordagem de investimento, ele provavelmente começará insistindo que as ações devem ser consideradas como participações em empresas. A maioria das pessoas não abre empresas com o objetivo de vendê-las no curto prazo, mas sim procura operá-las, aproveitar a lucratividade e expandir os negócios.”

A maioria esmagadora das pessoas compra ações apenas para vendê-las a preços altos, sem avaliar que são negócios rentáveis.

Não existe uma mentalidade de dono, o que acarreta em enormes frustrações e prejuízos quando as cotações oscilam bastante.

Para se livrar da armadilha do “não sou dono disso”, é importante pensar que você comprou uma ação porque imagina que ela vale muito mais do que aquilo que você pagou. Mas o que exatamente é o “valer mais?”.

É aí que entra a importância de as companhias continuarem crescendo.

Temos alguns exemplos em carteira como BTG Pactual (BPAC11) e Hypera Pharma (HYPE3).

Histórico de lucros (verde) e Cotação (branco) Hypera. Fonte: Bloomberg
Histórico de lucros (verde) e Cotação (branco) BTG Pactual. Fonte: Bloomberg

O mesmo também é verdade para empresas que prometem demais e entregam muito menos.

O mercado também as pune, como fez com a Paranapanema (PMAM3).

Histórico de lucros (verde) e Cotação (branco) Paranapanema. Fonte: Bloomberg

O que não importa: desempenho de curto prazo


“Obviamente, ninguém deve atribuir muita importância aos retornos em um trimestre ou ano. O desempenho do investimento é simplesmente um resultado extraído de toda a gama de retornos que poderia ter se materializado e, no curto prazo, pode ser fortemente influenciado por eventos aleatórios. Assim, o retorno de um único trimestre provavelmente será um indicador muito fraco da capacidade de um investidor, se tanto.”

Um insight que se conecta muito com o anterior é o da mentalidade de dono. Os resultados de 3 meses para uma empresa que pretende ficar 10,15, 20 anos no mercado não representam a melhor foto e histórico da companhia.

Coloque na conta pandemia, guerra e eleições. As variações disso precisam ser pensadas para a próxima década e jamais em uma janela de meses.

O que não importa: volatilidade


“A volatilidade é apenas um fenômeno temporário (supondo que você sobreviva financeiramente), e a maioria dos investidores não deve dar tanta importância a ela quanto parece. Muitos investidores se dão ao luxo de poder se concentrar exclusivamente no longo, se quiserem tirar proveito disso.”

Volatilidade é uma oscilação, e não um risco. Se as ações oscilam bastante, não representam necessariamente a realidade da empresa em seu cotidiano, mas muito mais como o mercado se comporta naquela janela de tempo diante do que imagina (expectativas) para o futuro.

Janelas que podem oscilar muito mais quando o ambiente externo muda mais rapidamente (como eleições).

Façamos um exercício.

Qual opção é a mais agradável de se investir, imagem 1, 2 ou 3?

Em uma pesquisa no Telegram do Nord Ações, a maioria selecionou a imagem 2.

Mas as 3 são exatamente iguais.

Representam o IBOV ao longo de 10 anos em janelas diárias, semestrais e anuais.

É apenas a nossa forma de observar os movimentos do mercado que nos traz sensações diferentes.

Que tal olhar janelas longas para seus investimentos?

O que realmente importa?


“O que realmente importa é o desempenho de suas participações nos próximos cinco ou dez anos (ou mais) e como o valor no final do período se compara ao valor que você investiu e às suas necessidades.”

A maioria das pessoas que ganham dinheiro no longo prazo são as que focam menos no curto prazo, tendências macro, e muito mais nos fundamentos das empresas para os próximos anos.

O seu direcionamento para investir melhor

  • Esqueça o curto prazo. Ações são empresas.
  • Entenda seus vieses: você entende que o mercado é totalmente eficiente? Consegue explorar alguma inconsistência? Alguma empresa que deveria valer muito, mas hoje está “largada”?
  • Sua abordagem de investir é mais agressiva ou defensiva? Isso é importante para balizar o quanto você aguenta investir em ativos de maior risco.

Dica bônus: A maioria de nós tem uma tendência inerente à agressividade ou à defensividade.

Por esse motivo, não significa muito se um investidor agressivo supera em um ano bom ou um investidor defensivo supera em um ano ruim.

Para determinar se eles têm real capacidade, é importante observar se o investidor agressivo é capaz de evitar a perda total que sua agressividade sozinha produziria em um mercado ruim e se o investidor defensivo pode evitar perder muito do ganho quando o mercado vai bem.

Conte sempre comigo nesta jornada. Até breve!

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.