Vale a pena ter NFTS11 na carteira?
Se você chegou até aqui é porque, provavelmente, quer saber como ganhar dinheiro com NFT, não é mesmo?
O primeiro ETF do mundo ligado aos NFTs foi lançado em abril de 2022 pela Investo. É justamente sobre o NFTS11 que vamos comentar a seguir.
O que é e como funciona o ETF NFTS11 ?
O NFTS11 é um fundo de investimentos passivo que tem como foco a seleção de ativos ligados ao mercado de Tokens Não-Fungíveis (NFT).
Tokens Não-Fungíveis são ativos digitais, criados e registrados em alguma blockchain, que são únicos. Cada NFT tem suas características e, consequentemente, seus valores e preços individuais.
Os NFTs são muito úteis em jogos digitais, ou na criação dos "metaversos", onde você se transforma em um personagem com vida no mundo digital e pode interagir com outros, participar em atividades, comprar itens para si mesmo, entre outras possibilidades. Esses itens, seja um terreno, seja uma roupa no mundo digital, são criados através de NFTs.
O fundo NFTS11 tem alocação em ativos que utilizam NFT para funcionar no mundo digital.
A seleção dos ativos é feita mediante alguns critérios previamente definidos, que seguem as questões de classificação setorial (criptoativos de mídia e entretenimento), com um volume e um market cap mínimo por ativo.
Como investir no NFTS11?
O NFTS11 está listado na bolsa de valores brasileira (B3) e pode ser comprado por meio do home broker de sua corretora.
Rentabilidade do NFTS11 em 2023
O fundo NFTS11 foi lançado em 06/02/2023, e teve, no ano corrente, uma performance de -51,55%.
A performance foi aquém do esperado por ter sido um ano complicado para o setor específico de NFTs.
Vale a pena investir no NFTS11?
Na minha opinião, não vale a pena investir no NFTS11.
Alguns fatores me levam a essa opinião, sendo o primeiro e o principal a seleção de ativos gerada pelas regras dos ativos incluídos no NFTS11.
Hoje, o fundo investe em 6 ativos, dos quais nenhum está alinhado com o momento atual do ciclo, e não tendem a performar tão bem quanto o setor que estão inseridos.
Nenhum dos ativos do fundo faz parte da carteira NORD Crypto Master, que tem um ativo desse setor que teve performance superior a 200% nos últimos 4 meses.
O setor de NFTs e suas utilidades é extremamente dinâmico e necessita conhecimento, gestão ativa para realização de lucros e uma seleção criteriosa de ativos. O ETF não proporciona esses fatores.