NYSE durante o 11 de setembro: a semana em que a bolsa americana parou
Você sabe o que aconteceu com a Bolsa de Valores dos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001?
Há exatos 22 anos, nesta data, o mundo presenciou o ataque terrorista que marcaria a história e abalaria completamente os Estados Unidos e o mundo.
Dois aviões comerciais foram sequestrados e lançados sobre as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York, matando quase 3.000 pessoas.
Uma das consequências foi uma crise mundial, que fez com que a bolsa americana ficasse fechada por uma semana após o atentado.
Não sei se vocês sabem, mas o World Trade Center ficava ao lado de Wall Street, onde fica a New York Stock Exchange. Provavelmente, era impossível se locomover na região, dada a devastação do prédio que ocupava quarteirões.
Olhem a queda que ocorreu naquele período:
Cerca de -20% de queda.
De qualquer modo, se você observar no gráfico, o mercado americano já estava em um ciclo de queda desde antes desse período, com a bolha da internet que estourou por volta de junho de 2000 e durou até meados de 2002.
Foram aproximadamente dois anos de queda, chegando a -50%, para então começar a subir.
E no Brasil?
Nós simplesmente seguimos os gringos, logo, caimos da mesma forma do meio de 2000 até 2002, com a eleição do Lula.
A queda da bolsa americana e as eleições no Brasil fizeram com que a bolsa, com medo, caísse cerca de -50%, mas depois se recuperou. Esse é mais um exemplo de como o mercado é cíclico.