Novo título lastreado em criptomoedas promete pagar 43% ao ano

A Hurst Capital, em parceria com a Borum Finance, estruturou um novo tipo de título lastreado em operações com criptoativos. Veja se vale a pena investir.

Luiz Pedro Andrade de Oliveira 19/07/2024 12:02 3 min
Novo título lastreado em criptomoedas promete pagar 43% ao ano

A sinergia entre o mercado de renda fixa e o mercado de criptoativos começa a aparecer. A Hurst Capital, em parceria com a Borum Finance, estruturou um título lastreado em operações com criptoativos que pode ter rendimentos de até 43% ao ano.

O que são títulos lastreados em criptoativos?

Este é um novo modelo de investimento, no qual o investidor consegue ter exposição a operações exclusivas do mercado de criptoativos.

O título da Hurst Capital com a Borum Finance é baseado em operações de finanças descentralizadas (DeFi), onde os emissores do título ficarão responsáveis por criar Pools de liquidez de pares de criptoativos para corretoras descentralizadas de criptoativos (DEXs).

Como funciona o rendimento do título?

Em corretoras descentralizadas, é possível criar Pools de liquidez, onde você deposita dois ou mais criptoativos, a fim de prover maior liquidez para os usuários de uma determinada corretora descentralizada de criptoativos.

Os donos dos Pools de liquidez recebem uma parte das taxas referentes às transações realizadas nessas corretoras, utilizando os tokens que se tem em seu pool.

As taxas serão convertidas em criptoativos lastreados em dólar (stablecoins) para reduzir o risco relativo à volatilidade dos criptoativos para os clientes finais.

Quais os riscos dos títulos de criptoativos?

Por utilizar “pools” de liquidez de criptoativos, existem alguns riscos associados à operação. 

  • Volatilidade dos criptoativos: os emissores do título terão uma posição proprietária em alguns criptoativos, que têm uma volatilidade acima do mercado tradicional. Essa volatilidade pode ferir a rentabilidade em momentos de estresse do mercado;
  • Riscos de ataque cibernético: as plataformas de finanças descentralizadas são extremamente visadas por hackers, uma vez que concentram um grande valor travado. Os emissores deste título não estão imunes a esse tipo de risco.
  • Exposição cambial: os criptoativos têm seu preço dado em dólar e as taxas obtidas dos pools de liquidez também serão convertidas em dólar. Sendo assim, o câmbio tem um papel fundamental na operação.

Quais as vantagens dos títulos lastreados em criptoativos?

A rentabilidade acima da média é uma das principais vantagens que este título pode trazer para os investidores. 

Além disso, torna acessível a exposição a uma estratégia que, se feita por conta própria, agrega grande complexidade e traz mais riscos operacionais consigo.

Quem pode investir em títulos de criptoativos?

A Hurst Capital, em parceria com a Borum Finance, oferecerá o título lastreado em criptoativos para todos os tipos de investidores, inclusive os de varejo. Sendo assim, qualquer um pode investir.

Os títulos lastreados em criptoativos são aprovados pela CVM?

O título lastreado em criptoativos é disponibilizado por meio de uma oferta pública simplificada de Certificados de Recebíveis, conforme a resolução CVM 88, que regulamenta as operações de crowdfunding.

Esses títulos podem ser apresentados a investidores, incluindo os de varejo, sem a exigência de avaliação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Vale a pena investir em títulos lastreados em criptoativos?

Considerando o risco associado à operação, apesar da alta rentabilidade projetada, considero que não vale a pena investir neste título.

Os riscos de perdas associadas ao mercado de criptoativos exigem que o investidor tenha uma exposição moderada a essa classe de ativos, esperando, assim, um retorno substancial sobre o investimento.

Portanto, considero melhor investir de forma direta em criptoativos, tendo uma expectativa de ganhos de longo prazo superior à do título e utilizando uma gama maior de estratégias possíveis, como fazemos na nossa carteira no Nord Crypto Master.

Tópicos Relacionados

Compartilhar