Golpe dos Correios manda mensagem SMS de encomenda “presa na alfândega”

Novo golpe em nome dos Correios cobra tarifa por SMS ou WhatsApp alegando que a encomenda está retida na alfândega. Saiba o que fazer após cair no golpe do link falso.

Nord Research 12/08/2024 14:53 5 min Atualizado em: 13/08/2024 10:00
Golpe dos Correios manda mensagem SMS de encomenda “presa na alfândega”

Já recebeu mensagens SMS dizendo que a sua encomenda está retida na alfândega e precisa do pagamento de uma "taxa" para ser liberada? O novo golpe utiliza o nome dos Correios para tirar dinheiro das vítimas ou para roubo de dados. 

É fundamental estar atento e nunca clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais sem confirmação.

Confira abaixo como evitar e aprender a identificar tentativas de golpes utilizando o nome dos Correios:

O que é o golpe dos Correios?

Conhecida como phishing, esta é uma técnica utilizada por criminosos para obter informações confidenciais por meio de links fraudulentos que direcionam os usuários para sites falsos, onde seus dados pessoais e financeiros são roubados. As informações das vítimas são comercializadas na Dark Web. Os dados vazados podem ser usados para clonar cartões, pegar empréstimos e aplicar outros golpes.

Estou recebendo SMS dos Correios?

As mensagens de texto, que podem chegar via SMS, e-mail ou WhatsApp, chegam de forma inesperada e surpreendente dizendo haver atualizações sobre um pacote, que foi taxado e aguarda pagamento para retirada. Em nota, os Correios informaram que não mandam cobranças de eventuais taxas por mensagens ou e-mail.

O golpe do SMS é uma mensagem fraudulenta enviada em nome dos Correios. Fonte: Arquivo pessoal | Equipe Nord

Como saber se a mensagem do Correios é verdadeira?

Identificar uma mensagem falsa dos Correios pode ser difícil para algumas pessoas, mas há sinais claros que você deve observar, como erros de ortografia, endereços de remetentes suspeitos e solicitações de pagamento para liberação de encomendas. Verificar diretamente com os Correios por canais oficiais é a melhor maneira de evitar cair nesse tipo de golpe.

Não clique em nenhum link enviado por e-mail, SMS ou WhatsApp e entre em contato com nossos canais oficiais de atendimento dos Correios. Além disso, você pode abrir o menu de opções e clicar na opção “denunciar spam” ou “denunciar phishing”.

Como saber se o código do Correios é falso?

Para saber se um código de rastreamento dos Correios é falso, você pode verificar o formato do código. No Brasil, o formato padrão é composto por 13 caracteres, com duas letras no início, nove números no meio, e duas letras no final. Por exemplo, AA123456789BR. Além disso, Acesse o site oficial dos Correios e insira o código na seção de rastreamento. 

Como saber se o produto foi taxado?

  • Acesse o site oficial dos Correios:  www.correios.com.br.
  • Utilize a ferramenta de rastreamento: no topo da página, há uma barra de pesquisa onde você pode inserir o código de rastreamento da sua encomenda.
  • Verifique as informações diretamente no site: todas as atualizações sobre o status da sua encomenda serão exibidas na página de rastreamento. Procure pelo título “Aguardando Pagamento” ou “Fiscalização Aduaneira Finalizada”. Depois é só seguir o passo a passo e verificar as informações.

Como ver mensagens dos Correios?

Para ver mensagens dos Correios acesse o site oficial (www.correios.com.br) ou o aplicativo dos Correios (disponível para Android e iOS) para obter informações de rastreio, tributos de importação, postagem de encomendas e outros serviços.

Como eu faço para entrar em contato com os Correios?

É possível entrar em contato com os Correios por meio das redes sociais oficiais da estatal, pelo Fale Conosco disponível no site ou pelo SAC dos Correios:

  • 3003 0100 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 725 7282 para demais localidades;
  • 0800 725 0100 para todo o Brasil.

Horário de atendimento (exceto feriados): Segunda a sexta, das 8h às 20h. Sábado, das 8h às 14h.

Qual é o e-mail do Correios?

Você pode enviar um e-mail para os Correios por meio do formulário de contato disponível no site oficial: Formulário de Contato.

Caí no golpe, e agora?

Se você clicou em um link suspeito ou forneceu informações pessoais, é importante agir rapidamente para minimizar os danos. Saiba o que fazer:

  • Entre em contato com o banco imediatamente: se forneceu informações financeiras, como dados do cartão de crédito ou detalhes de contas bancárias — ou até mesmo fez um Pix — entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível. Ela poderá bloquear suas contas, emitir novos cartões e monitorar transações suspeitas;
  • Mude suas senhas: independentemente de ter fornecido dados pessoais ou não, é recomendável alterar todas as suas senhas imediatamente. Isso inclui senhas de e-mails, redes sociais, contas bancárias e qualquer outro serviço que você utiliza. Além disso, deslogue de todos os dispositivos onde suas contas estão conectadas, especialmente no celular. Isso impede que os criminosos mantenham o acesso caso tenham conseguido capturar alguma de suas credenciais;
  • Habilite a autenticação em duas etapas: adicionar uma camada extra de segurança às suas contas pode dificultar que os criminosos acessem suas informações, mesmo que tenham sua senha. Esse processo geralmente envolve a necessidade de um código enviado ao seu telefone para acessar suas contas;
  • Busque por malwares em seu celular: use um antivírus confiável para realizar uma varredura completa em seu dispositivo. Caso encontre alguma ameaça, siga as orientações do programa para remover o software malicioso e proteger seu dispositivo;
  • Reporte o golpe: denuncie o incidente às autoridades competentes, como a Polícia Civil, e registre o boletim de ocorrência. Esse passo também será importante caso precise de algum suporte do banco, como estorno.

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