Netflix dispara e Tesla despenca no 3T23
Inovação
Guardadas as devidas proporções, principalmente no que diz respeito à história e ao comportamento dos CEOs das empresas, Tesla e Netflix mostram alguma semelhança no que diz respeito à inovação e à reinvenção.
A Tesla, antes de ser bem-sucedida e conseguir emplacar milhões de carros elétricos pelo mundo, quase quebrou. A empresa teve que se reinventar para conseguir ser o sucesso que é hoje.
O caso da Netflix não é muito diferente. A companhia passou por alguns perrengues durante a sua história e teve que inovar fortemente para seguir crescendo.
Estamos falando de duas empresas que associam formas de tecnologia em seus produtos, que crescem bastante, mas parecem estar em momentos diferentes. Explico.
Tesla Vs. Netflix: resultado do 3T23
Ambas as empresas divulgaram nesta semana o resultado do 3T23 e os sinais foram opostos.
Tesla (TSLA)
Os resultados do terceiro trimestre (3T23) da gigante dos veículos eléctricos Tesla ficaram abaixo das estimativas de Wall Street, uma vez que o Lucro caiu -44% em relação ao ano passado, mostrando que a redução de preços adotada pela companhia pode não ter chegado ao fim.
A empresa reportou lucros ajustados de 66 centavos por ação, provenientes de vendas de 23,4, e disse que custos operacionais mais elevados relacionados a alguns projetos, incluindo a atrasada Cybertruck, pesaram nos resultados.
A Margem Bruta do segmento de automóveis foi de 16,3% no trimestre passado, abaixo dos cerca de 17,5% projetados por Wall Street. Já a Margem Operacional sofreu ainda mais, chegando a 7,6%, quase 10 pontos percentuais inferiores ao mesmo período do ano passado.
A Tesla reduziu os preços de seus veículos várias vezes nos últimos meses, tentando impulsionar o volume de vendas; à medida que as taxas de juro sobem, a economia desacelera e a concorrência entre veículos elétricos aumenta.
Até o momento, neste ano, os volumes aumentaram cerca de 45% em relação ao ano passado, mas o preço médio caiu cerca de US$ 10.000 para cerca de US$ 44.000.
As coisas não estão lá muito fáceis para a Tesla, como os números do trimestre passado mostram. As ações recuaram quase -10% depois da divulgação de resultados. Apesar do cenário desafiador para a empresa, esse não parece ser o caso para todas as companhias do setor de veículos elétricos.
Na carteira do Nord Global, temos uma posição em Li Auto, uma empresa chinesa que fabrica carros híbridos. No trimestre passado, pela quarta vez consecutiva, a companhia bateu recorde de vendas sem precisar reduzir o preço de seus carros. Ela está indo muito bem.
Gostamos da tese da Tesla, mais por conta do que está escondido dentro da empresa em termos de novas tecnologias do que apenas pelo segmento de veículos elétricos. Quem sabe, ao preço certo, ela pode fazer parte da carteira do Nord Global?
Netflix (NFLX)
Uma velha conhecida dos nossos assinantes, Netflix também reportou os resultados do trimestre passado nesta semana e os números foram excelentes.
As iniciativas para coibir o compartilhamento de senha, adotadas nos últimos trimestres, surtiram resultado e a empresa mostrou adição de 8,8 milhões de novos assinantes no 3T23, um número bem acima das expectativas.
A plataforma de streaming anunciou que está aumentando os preços novamente, o que deve incrementar seu lucro nos períodos subsequentes.
Enquanto isso, concorrentes no segmento de streaming, como Walt Disney e Amazon, amargam perdas bilionárias e estão tentando descobrir como ganhar dinheiro com esse modelo de negócio.
A receita do terceiro trimestre foi de US$ 8,54 bilhões, aumento de 7,8% na comparação anual, em linha com as expectativas. A empresa mostrou expansão da Margem Bruta, Operacional e de Lucro Líquido no 3T23, encerrando com 247,15 milhões de assinantes, um aumento de 10,8% em relação ao ano passado.
As greves de Hollywood reduziram os gastos com conteúdo neste ano em US$ 1 bilhão, o que fez com que a companhia apresentasse, ao menos por agora, uma fortíssima geração de caixa operacional.
Enquanto Tesla precisa reduzir seus preços para vender mais, Netflix consegue se reinventar outra vez e segue adicionando milhões de usuários por trimestre, mesmo diante de aumento de preços.
Seguimos satisfeitos com nossa posição na Netflix na carteira do Nord Global e tempos atrás aproveitamos o mau humor do mercado para aumentar nossa exposição ao ativo.
Plano Netflix básico vai acabar no Brasil
A Netflix anunciou na quarta-feira, 18 de outubro, que vai acabar com a oferta do plano Básico no Brasil, que custa R$ 25,90 por mês, a partir da próxima semana, para impulsionar assinaturas nos pacotes Padrão com Anúncios, Padrão e Premium.
A medida já foi adotada nos Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá, e foi bem recebida pelos assinantes. Segundo o streaming, a medida ajudou a impulsionar assinaturas nos demais pacotes da plataforma, como o “plano com anúncio” (R$ 18,90 e qualidade Full HD) e o plano padrão (R$ 39,90 e qualidade Full HD).
Investir em BDR ou direto no exterior?
Os BDRs, ou Brazilian Depositary Receipt (Recibos Depositários Brasileiros), são certificados de depósito emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de empresas estrangeiras. Já as ações internacionais são listadas em bolsas de valores estrangeiras, como NYSE e Nasdaq, ambas bolsas norte-americanas.
Entre investir por meio de BDR ou ações no exterior, preferimos a segunda opção, porém, destacamos que cada um possui vantagens e desvantagens e a escolha depende dos objetivos e perfil de cada investidor.
A Netflix é uma companhia de capital aberto listada na Nasdaq, sob o ticker NFLX, com ações negociadas no formato de BDRs sob o ticker NFLX34 na B3, a bolsa de valores brasileira.
A Tesla, por sua vez, também é listada na Nasdaq, sob o ticker TSLA, com ações negociadas no formato de BDRs sob o ticker TSLA34 na B3.