Mercado a termo: o que é e como operar um contrato a termo

Operar no mercado a termo pode proteger você contra flutuações de preço e ajudar no planejamento, se souber minimizar os riscos e montar estratégias.

Nord Research 14/08/2023 12:47 5 min
Mercado a termo: o que é e como operar um contrato a termo

Ao investir no mercado a termo, você combina um preço fixo de compra ou venda futura para tentar aproveitar possíveis variações e se planejar financeiramente.

Sabe quando você compra um produto ou serviço num dado momento, mas só o recebe depois de um tempo? É assim que funciona o mercado a termo, modalidade de investimento muito lucrativa para quem souber aproveitar.

Ela funciona similarmente a compra de ingresso para um show: é comum que os organizadores vendam antecipado, mesmo que o evento ainda demore. A compra prévia costuma ser vantajosa porque o preço tende a ser menor do que seria perto da data.

Uma lógica parecida se aplica no mercado a termo. Quer dizer, você faz um acordo com preço fixo para receber algo futuramente. Então, mesmo que ele se encareça depois, o valor acordado não muda.

Quer entender mais sobre essa opção para tirar o melhor proveito dela? Continue a leitura e fique por dentro!

O que é um mercado a termo?

O mercado a termo é uma alternativa de negociação na bolsa de valores na qual há o acordo de compra ou venda sob um preço fixo em uma data futura. Isso protege ambos envolvidos na negociação contra possíveis mudanças nos valores do produto negociado.

Por exemplo, você é um investidor interessado em comprar um lote de ouro daqui a um mês, mas se preocupa com as flutuações de preço.

Da mesma forma, alguém quer vender esse lote, mas deseja garantir um preço vantajoso. Assim, ambos podem negociar com o mercado a termo para terem segurança de saber exatamente quanto vão pagar e receber em uma data posterior.

Como funciona uma operação a termo?

Uma operação a termo funciona como fazer uma reserva para comprar algo futuramente por um preço combinado na data presente. Quer dizer, é como se a transação “travasse” o preço para garantir que possa comprar ou vender pelo mesmo valor no futuro.

Dessa maneira, se os preços subirem, você tem vantagens por comprar por uma cifra fixa mais baixa. Entretanto, se o valor cair, ainda é necessário pagar o que foi acordado.

Quais são os tipos de operação no mercado a termo?

No mercado a termo, há dois tipos de operações: tradicional e flexível. A seguir, entenda a diferença entre eles!

Contrato a termo tradicional

No contrato a termo tradicional, duas pessoas concordam sobre um ativo específico e seu preço futuro. Porém, se ele for vendido antes do prazo, o contrato se encerra.

Contrato a termo flexível

No contrato a termo flexível, o ativo negociado entre comprador e vendedor pode ser trocado. Quer dizer, é possível vendê-lo e comprar outros sem que o contrato acabe.

Qual a diferença entre contrato a termo e mercado futuro?

A principal diferença entre contrato a termo e mercado futuro é que este último tem ajustes diários para avaliar a diferença entre o preço acordado inicialmente e o de mercado atual. Enquanto isso, no contrato a termo o preço é fixo até o vencimento. Logo, qualquer oscilação não impacta na compra ou venda.

Além disso, no mercado futuro você pode comprar e vender os ativos no mesmo dia para aproveitar as oscilações de preços. Por outro lado, no contrato a termo é preciso pagar na data previamente combinada, mesmo se vender o ativo antes.

Quais as vantagens do mercado a termo?

O mercado a termo pode ser uma ferramenta útil tanto para proteção quanto para aproveitar oportunidades de investimento. Afinal, ele oferece:

  • proteção contra flutuações de preços: se o valor do ativo subir, o investidor ainda pagará o acordado;
  • planejamento: o investidor sabe exatamente quanto vai pagar ou receber, independentemente das mudanças de preço, ganhando assim em previsibilidade.

Quais são os riscos do mercado a termo?

O mercado a termo também tem riscos de transtornos aos investidores relacionados a:

  • baixa liquidez: só há recebimento do valor na data de vencimento, diminuindo as flexibilidades;
  • pouca transparência: as informações sobre preços, volume de negociações e outros detalhes podem não ser tão acessíveis ou claras;
  • risco de crédito: há a possibilidade de a outra parte do contrato não cumprir sua parte no acordo.

Como operar no mercado a termo?

É fundamental entender bem como funciona antes de começar a operar no mercado a termo. Os passos envolvem:

  1. decida qual ativo você quer comprar ou vender no futuro;
  2. acerte um preço e um prazo com a outra parte;
  3. abra uma conta em uma corretora;
  4. informe à corretora que você quer fazer uma operação a termo;
  5. no vencimento, o contrato é liquidado e você paga ou recebe o valor acordado.

E aí, entendeu como operar no mercado a termo e outras informações relevantes? Como visto, ele pode ser uma ferramenta útil para investidores que desejam aumentar as oportunidades de investimento, se souberem minimizar os riscos.

Por isso, acesse o site da Nord Investimentos para ter acesso a serviços e conteúdos de educação financeira. Assim, você consegue maximizar os lucros e minimizar os riscos!

Resumindo

O que significa mercado a termo?

A expressão mercado a termo diz respeito a uma das alternativas de negociação de produtos financeiros na bolsa de valores. Nesse caso, duas partes, comprador e vendedor, estabelecem o preço a ser pago futuramente pelo ativo. Assim, independentemente das oscilações nos valores de tal ativo, o preço do pagamento acontecerá conforme o contrato firmado previamente.

Para que serve o mercado a termo?

O mercado a termo serve para garantir um preço fixo sobre determinado produto financeiro, permitindo que você compre ou venda algo sem lidar com a oscilação de preços. Isso confere proteção e previsibilidade ao investidor.

Tópicos Relacionados

Compartilhar