Melhores investimentos em renda fixa disponíveis no BTG Pactual

Com a queda da Selic e dos spreads de crédito, a disponibilidade de CDBs rendendo entre 110% a 115% do CDI está menor. Saiba onde aplicar seu dinheiro

Nord Research 08/04/2024 11:55 4 min
Melhores investimentos em renda fixa disponíveis no BTG Pactual

O BTG Pactual é o maior banco de investimentos da América Latina, com R$ 1 trilhão sob gestão e administração. 

O banco digital oferece um portfólio diversificado de renda fixa, com vários prazos e emissores diferentes. Mas será que todos os CDBs, LCIs e LCAs disponibilizados na plataforma do BTG são bons para aplicar seu patrimônio de maneira eficiente?

É o que descobriremos.

Sumário

Ainda faz sentido pós-fixados na carteira?

Com a queda da Selic para 10,75% a.a., a remuneração dos títulos pós-fixados vem sendo reduzida gradualmente. 

No entanto, considerando uma Selic em 9% ao final do ano de 2024, conforme as expectativas do relatório Focus, ainda estamos diante de uma rentabilidade interessante.

É fato que, com a alteração nos títulos isentos de Imposto de Renda em 2024, a disponibilidade de CDBs rendendo entre 110% a 115% do CDI foi ficando, cada vez, menor. Hoje a maioria se encontra entre 95% a 105% do CDI. 

Para encontrar boas oportunidades, o investidor precisa fazer boas buscas na aba de Investimentos e conhecer de perto os emissores para não investir em bancos mais arriscados, que podem estar apresentando prejuízos. 

Já fizemos tudo isso por você. 

Melhores investimentos em renda fixa do BTG Pactual

Na área de Produtos de Renda Fixa do banco BTG estão disponíveis CDBs com vencimento de 30, 60, 90 e 120 dias.

Essa opção de investimento pode ser indicada quando o investidor precisa usar o dinheiro no curto prazo, visto que a maioria dos CDBs possui liquidez somente no vencimento.

No entanto, é importante mencionar que, por terem um vencimento mais curto, a alíquota do Imposto de Renda é maior (22,5%) quando comparado a investimentos de prazo longo. Com isso, é esperado um retorno líquido menor.

CDB do PAN

Na plataforma do BTG, uma opção de curto que gostamos é o CDB do Banco Pan Pós-Fixado a 103,50% do CDI. 

O Banco Pan possui forte atuação em financiamento de veículos e vem aumentando participação no segmento de crédito consignado, considerado mais seguro.

Adicionalmente, o Banco Pan é controlado pelo BTG Pactual, vem apresentando lucro líquido consistente nos últimos anos e possui um Índice de Basileia confortável.

 Consulta realizada em 5 de abril de 2024. Fonte: BTG Pactual

CDB do Robobank

Particularmente, preferimos títulos com vencimento acima de 180 dias, por haver uma redução na alíquota, de 22,5% para 20%. E posterior redução de 20% para 17,5% caso o investimento ultrapasse 360 dias.

Como opção de investimento disponível na plataforma do BTG temos o CDB do Banco Rabobank a 105% do CDI, com vencimento em abril de 2025. 

O Rabobank atua no Brasil há mais de 30 anos oferecendo soluções financeiras para a cadeia do agronegócio e vem apresentando rentabilidades interessantes e um Índice de Basileia confortável.

CDB do BTG

Outra boa opção de longo prazo é o CDB do próprio BTG Pactual a 104% do CDI e vencimento em abril de 2025.

 Consulta realizada em 5 de abril de 2024. Fonte: BTG Pactual

LCIs e LCAs

Investir em LCI e LCA pode ser uma boa opção para quem visa diversificar a carteira em renda fixa.Em um passado recente, era comum encontrar LCIs e LCAs com vencimentos de curto prazo (3 e 6 meses).

Porém, com a mudança nas regras para títulos isentos, agora o prazo mínimo de emissão desses títulos é de 9 meses para LCAs e de 12 meses para LCIs.

Para quem pode aguardar um prazo em torno de 360 dias, ainda há opções de LCIs e LCAs que apresentam rentabilidades mais atrativas do que os CDBs. 

Por exemplo, enquanto o CDB do Banco BTG Pactual de 367 dias remunera 104% do CDI, uma LCA do BTG com remuneração de 94% do CDI isenta de Imposto de Renda, remunera o equivalente a um CDB de 113,94% do CDI de mesmo prazo.

LCA do ABC

Uma boa opção é a LCA do Banco ABC, com prazo de 360 dias e remuneração de 90% do CDI, o que equivale a um CDB de mesmo prazo que remunera 112,50% do CDI. 

O Banco ABC atua na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte que operam em diversos setores da economia, reduzindo seu risco de concentração de crédito.

Além disso, o Banco ABC apresenta boas rentabilidades e Índice de Basileia confortável.

 Consulta realizada em 5 de abril de 2024. Fonte: BTG Pactual

Tópicos Relacionados

Compartilhar