O que é Market Cap e como aplicar nos investimentos
O Market Cap ajuda a entender a importância da empresa, compará-la com outras e avaliar o risco e o potencial de retorno do investimento. Neste artigo, conheça mais sobre uma ferramenta valiosa para tomar decisões financeiras informadas.
O Market Cap, também chamado capitalização de mercado, é uma métrica muito utilizada para julgar a dimensão das ações disponíveis na bolsa de valores. Isso permite entender quais ativos pertencem a companhias emergentes, por exemplo, e quais dizem respeito a organizações sólidas.
Avaliar esse aspecto é fundamental para tomar decisões que se alinhem com suas estratégias de investimento e aproveitar oportunidades de mercado.
Continue a leitura e se aprofunde a respeito do tema!
O que é o Market Cap de uma empresa?
O Market Cap, ou capitalização de mercado, é uma medida que informa o tamanho de uma empresa na bolsa de valores. Ela expressa o valor do total de papéis que a companhia tem em circulação no mercado.
Para entender melhor, pense em uma pizza cortada em pedaços. Cada fatia representa uma ação da empresa. Assim, o Market Cap deve avaliar a quantidade total de pedaços de pizza e o valor unitário dela para descobrir o tamanho dessa comida.
Como funciona o Market Cap?
O Market Cap funciona sob uma dinâmica simples: grandes empresas têm um valor maior na métrica, assim como corporações pequenas apresentam capitalizações menores. Ou seja, trata-se de uma relação diretamente proporcional entre a métrica e a dimensão da organização.
Essa informação é útil para investidores escolherem onde investir, considerando risco, potencial de crescimento e estabilidade.
Qual é a diferença entre valor da empresa e capitalização de mercado?
A capitalização de mercado é uma medida mais simples que o valor da empresa, calculando apenas o total arrecadada pela companhia na bolsa de valores. Ou seja, o quanto os investidores estão dispostos a pagar por ela. Enquanto isso, o valor da empresa inclui o quanto ela vale no mercado de ações e outras variáveis, como dívidas e caixa disponível.
Ambas as medidas são relevantes para os investidores. No entanto, o valor da empresa pode ser mais completo para avaliá-la, em geral, especialmente se ela tiver muitas dívidas ou caixa significativo.
Quais são as classificações de Market Cap?
As classificações de Market Cap se referem ao tamanho das empresas listadas na bolsa de valores conforme o valor das ações em negociação. Saiba mais!
Nano Cap
O termo Nano Cap refere-se às empresas com Market Cap muito pequeno, abaixo de US$ 50 milhões. Assim, são empresas menores e menos conhecidas, com menor liquidez e maior risco de investimento.
Micro Cap
Engloba as corporações com Market Cap entre US$ 50 milhões e US$ 300 milhões. Também são consideradas pequenas, mas costumam ser um pouco mais estabelecidas do que as Nano Caps.
Small Cap
São as empresas com Market Cap entre US$ 300 milhões e US$ 2 bilhões. Elas geralmente têm tamanho médio, maior estabilidade e potencial de crescimento do que as categorias anteriores.
No vídeo abaixo, no YouTube da Nord Investimentos, você vai conhecer duas Small Caps que podem dobrar o preço nos próximos anos:
Mid Cap
O Mid Cap refere-se aos negócios com capitalização de mercado entre US$ 2 bilhões e US$ 10 bilhões. É o caso dos de médio porte, como Magazine Luiza. Em geral, elas são bem estabelecidas em seus segmentos e contam com menor volatilidade do que as classes anteriores.
Large Cap
O conceito Large Cap envolve corporações com arrecadação entre US$ 10 bilhões e US$ 200 bilhões na bolsa de valores. São empresas grandes e líderes em seus setores, conhecidas pela estabilidade e presença global.
Mega Cap
O termo engloba os negócios com Market Cap acima de US$ 200 bilhões. São os maiores do mercado, muitas vezes com forte presença internacional e considerados muito estáveis e sólidos.
Quando utilizar o Market Cap?
O Market Cap pode ser utilizado pelos investidores para:
- comparar empresas do mesmo setor ou de diferentes para entender os riscos e o potencial de rentabilidade de cada uma;
- diversificarem suas carteiras de investimento, incluindo corporações de diferentes tamanhos;
- identificar oportunidades de crescimento ao investir em empresas com Market Cap crescente, por exemplo;
- avaliar a estabilidade da empresa, normalmente mais associada as com maior Market Cap, para conseguir dividendos regulares.
Como calcular o Market Cap?
O Market Cap é calculado multiplicando o número total de ações de uma empresa pelo preço atual unitário delas. Confira o passo a passo:
- encontre o número total de ações da empresa pesquisando em sites financeiros, relatórios da empresa ou em sua plataforma de negociação;
- descubra o preço atual de uma ação ao conferir cotações em tempo real ou gráficos financeiros da empresa na bolsa de valores;
- multiplique o número total de ações pelo preço unitário.
A demonstração no formato de fórmula é simples:
Market Cap = Número de ações x Preço unitário da ação
Por exemplo, suponha que uma empresa tem 1 milhão de ações disponíveis no mercado, cada uma custando US$ 50. Assim:
Market Cap = 1 milhão x $50 = U$50 milhões
Como o Market Cap ajuda a investir?
O Market Cap ajuda os investidores a visualizarem a dimensão da empresa. Com essa informação, fica mais fácil avaliar o nível de estabilidade, o potencial de retorno nos investimentos e comparar ativos de organizações diferentes. Dessa forma, ele não será necessariamente o critério definidor da decisão, mas ajudará junto a outros quesitos.
Como encontrar as melhores empresas para investir?
Encontrar as melhores empresas para investir é um processo que envolve pesquisa e análise cuidadosa. Assim, acompanhe algumas dicas!
Defina seus objetivos financeiros
Antes de começar a procurar empresas para investir, é importante definir seus objetivos financeiros. Por exemplo, você quer investir para aposentadoria, comprar uma casa ou financiar a educação dos filhos? Ter isso bem definido guia as suas decisões de investimento.
Conheça seu perfil de risco
Entenda o quanto de risco você está disposto a assumir e o seu perfil de investidor para encontrar empresas alinhadas com suas preferências. Afinal, todo investimento envolve riscos, mas alguns são mais seguros que outros.
Consulte um profissional
Considere procurar a orientação de um profissional financeiro, como uma casa de análises de investimentos, tal qual a Nord Investimentos. Essas corporações fornecem orientações baseadas no seu perfil de investidor.
Com o apoio de profissionais qualificados e experientes no mercado, as suas decisões se tornam mais embasadas e com maior chance de obter boa rentabilidade.
As opções de assinatura Caminhos do Investidor, por exemplo, disponibilizam serviços com focos em diferentes aspectos como geração de renda extra mensal, busca por alta rentabilidade, entre outras opções. Confira já!
Resumindo
O que significa Market Cap?
O termo Market Cap significa capitalização de mercado. Trata-se de uma métrica que indica quanto uma determinada empresa arrecada na bolsa de valores com a negociação de suas ações.
Como se calcula o Market Cap?
O Market Cap é calculado multiplicando o preço atual de uma ação pelo número total de ações em circulação da empresa no mercado. O processo pode ser demonstrado por meio da fórmula:
Market Cap = Preço da ação x Número de ações em circulação.