Lula sofre traumatismo craniano e cancela viagem à Rússia para os Brics
O presidente Lula sofreu um acidente doméstico no Palácio da Alvorada no último sábado, 19, onde bateu a cabeça ao cair de um banquinho. O impacto resultou em um traumatismo craniano leve, com um pequeno sangramento na região temporal (parte frontal da cabeça), mas não causou perda de consciência ou hematomas graves. Ele precisou de alguns pontos na parte de trás da cabeça e foi colocado sob observação médica.
O que aconteceu com o Lula?
Ao Poder360, o médico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Roberto Kalil Filho, explicou o incidente:
“O presidente teve uma contusão traumática hemorrágica, que nada mais é do que um sangramento no cérebro, interno, na parte da frente”. Em outro momento, ele explica que “o sangramento foi mínimo. São pequenos pontos, mínimos, de sangramento.” Leia a íntegra (PDF – 116 kB) do boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês.
Apesar da gravidade inicial do acidente, o quadro de saúde de Lula é considerado estável. Ele está bem-humorado e foi liberado para retomar suas atividades no Palácio do Planalto, embora sob recomendação de evitar viagens longas, como a que faria à Rússia para a cúpula dos Brics.
Lula cancela viagem à Rússia para os Brics
Devido à orientação médica, a viagem foi cancelada, pois o deslocamento de longa duração em aviões poderia agravar a lesão.
A viagem à Rússia tinha como objetivo a participação na cúpula dos Brics, mas Lula foi aconselhado a não viajar devido à necessidade de monitoramento de seu estado de saúde nos próximos dias