Lavvi (LAVV3) anuncia pagamento de dividendo e recompra de ações
A incorporadora Lavvi (LAVV3) anunciou mais um pagamento de dividendos aos seus acionistas, desta vez no montante de R$ 80 milhões ou cerca de R$ 0,41 por ação, elevando seu dividend yield (rendimento anual) para 12,3% (o dobro da média das boas pagadoras de dividendos da Bolsa brasileira) e antecipando o pagamento trimestral do 1T25.
A Lavvi vem mostrando sua capacidade de manter investimentos e, ao mesmo tempo, remunerar seus acionistas. Além disso, pelo fato do dividendo sair do preço da ação, também existe uma compressão de seu P/L, afinal seus lucros não mudam.
Adicionalmente, o conselho da companhia anunciou o cancelamento de todas as ações mantidas em tesouraria (4,1 milhões) e um novo programa de recompra de ações, com o intuito de recomprar cerca de 7,4 milhões de ações próprias (10% do total em circulação). O programa tem duração de 18 meses e o objetivo é cancelar os papéis recomprados posteriormente.
Além de um programa de recompra ser um indicativo positivo de que as ações da Lavvi podem estar baratas (de fato estão), a finalidade de recomprar e cancelar os papéis posteriormente é de maximizar a geração de valor aos seus acionistas, tendo em vista que, com menos ações em circulação, maior será o lucro por ação a ser recebido pelos seus investidores.
Assim, ambos os fatos relevantes podem ser encarados como positivos (como as ações estão reagindo hoje) e, no fim das contas, são apenas uma consequência da saúde financeira e boa gestão que a Lavvi vem apresentando nos últimos trimestres (e assim deverá permanecer).
Mantemos recomendação de COMPRA na carteira Nord Small Caps.