Banco Central dos EUA (FED) corta juros em 0,25 ponto percentual

Fed reduz o ritmo e corta juros em 0,25 ponto percentual, levando a taxa para a faixa de 4,50% a 4,75% a.a., conforme o esperado.

Christopher Gomes Galvão 07/11/2024 17:24 2 min Atualizado em: 07/11/2024 18:34
Banco Central dos EUA (FED) corta juros em 0,25 ponto percentual

O Federal Reserve (Fed) reduziu os juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, levando a taxa para a faixa de 4,50% a 4,75% a.a., conforme amplamente esperado.

No comunicado da decisão, o comitê voltou a afirmar que continuará reduzindo o seu balanço de ativos composto por títulos do Tesouro e títulos lastreados em hipotecas e dívida de agências.

Durante a entrevista coletiva, Jerome Powell, presidente do Fed, reconheceu que os últimos dados de atividade foram mais fortes do que o esperado. 

Para a próxima reunião, porém, a autoridade monetária prefere aguardar a divulgação dos próximos dados para determinar qual será a decisão. Ou seja, continuam bem dependentes dos dados.

Eleição de Trump

Ao ser questionado sobre qual seria a postura do Fed após o resultado da eleição presidencial nos EUA, Powell afirmou que a política monetária de curto prazo não é impactada, uma vez que ainda não se sabe quais serão os efeitos do novo presidente na economia.

Reação do mercado

Ao longo do dia, os juros futuros americanos estavam caindo mesmo antes da decisão do Fed. Após a entrevista coletiva de Powell, o juro de 10 anos caiu mais 3 pontos-base. 

Fonte: Bloomberg

A redução de passo para um corte de 25 pontos, após ter iniciado o ciclo com um corte mais forte de 50, se mostrou correta por parte do Fed, uma vez que observamos dados mais fortes do mercado de trabalho desde a reunião de setembro.

Para a reunião de dezembro, a curva de juros precifica 65% de probabilidade de uma nova queda de 25 pontos, com 35% de probabilidade de manutenção.

Para os próximos 12 meses, a curva precifica uma redução acumulada de 89 pontos.

Fonte: Bloomberg

Tópicos Relacionados

Compartilhar