Fed reduz juros dos EUA para a faixa de 4,75% a 5% ao ano

Fed corta juros dos EUA em 0,50 ponto percentual. A decisão não foi unânime.

Christopher Gomes Galvão 18/09/2024 15:50 4 min
Fed reduz juros dos EUA para a faixa de 4,75% a 5% ao ano

O Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) anunciou nesta quarta-feira, 18, a decisão dos juros norte-americanos.

Qual a taxa de juros EUA hoje?

A taxa básica de juros dos EUA está na faixa de 4,75% a 5% ao ano.

Qual foi a decisão do Fed hoje?

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, em inglês) decidiu pelo corte de 0,50 ponto percentual no Fed Funds (a taxa básica de juros dos EUA), levando a taxa para a faixa de 4,75% a 5% ao ano

A decisão não foi unânime. Dos 12 votantes no Fomc, 11 foram favoráveis pela queda de 0,50 p.p., enquanto apenas 1 votou por uma queda de 0,25 p.p.

Outro grande destaque ficou para as mudanças das projeções do Fomc em comparação com as projeções divulgadas em junho (as projeções são divulgadas trimestralmente).

Para o mercado de trabalho, após dados mais fracos sendo apresentados nesses últimos meses, a projeção para a taxa de desemprego no encerramento de 2024 passou de 4,0% para 4,4% (atualmente em 4,2%, de acordo com o Payroll).

As projeções para o desemprego dos próximos anos também aumentaram. Para 2025, passou de 4,2% para 4,4%, enquanto, para 2026, passou de 4,1% para 4,3%.

Em linha com a leitura de um mercado de trabalho mais fraco, as projeções para a inflação diminuíram.

A projeção para o núcleo do PCE (inflação ao consumidor) de 2024 caiu de +2,8% para +2,6%. Para 2025, caiu de +2,3% para +2,2%, e se manteve em +2,0% para 2026 (lembrando que a meta de inflação é justamente de +2,0%).

Para o Fed Funds, o Fomc reduziu a sua projeção par 2024 de 5,1% para 4,4%, o que significa que esse ano pode promover mais 1 corte de 0,50 p.p. ou 2 cortes de 0,25 p.p. Para 2025, a projeção caiu de 4,1% para 3,4%, enquanto, para 2026, caiu de 3,1% para 2,9%.

 Fonte: Federal Reserve

O gráfico de pontos (dot plot) abaixo mostra as projeções atuais dos diretores do Fomc para o Fed Funds (pontos em amarelo, com a linha verde mostrando a mediana) em relação a junho (pontos em cinza com linha em cinza mostrando a mediana naquele período).

No comunicado, a autoridade monetária afirmou que “indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. Os ganhos de emprego diminuíram e a taxa de desemprego subiu, mas permanece baixa. A inflação progrediu ainda mais em direção à meta de 2% do Comitê, mas permanece um pouco elevada.”

Ou seja, a autoridade monetária seguirá monitorando os riscos com a inflação, mas enxerga que está no caminho certo para alcançar a meta de 2,0%, o que permite novos cortes de juros adiante.

Onde acompanhar os juros americanos?

A taxa básica de juros dos EUA se dá em um intervalo, tendo o limite superior, limite inferior e, consequentemente, a taxa efetiva da taxa, que é calculada como uma mediana ponderada pelo volume das transações.

Como ver o histórico dessas respectivas taxas?

Limite superior aqui.

Limite inferior aqui.

Taxa efetiva aqui.

Como funciona o banco central dos Estados Unidos?

O Federal Reserve possui um mandato duplo, o que significa que o seu compromisso é alcançar a meta de inflação e, ao mesmo tempo, promover o pleno emprego. Ou seja, há um compromisso não só com a inflação, mas também com o nível da atividade econômica.

O Fed é dividido em 3 órgãos diferentes.

O órgão do Conselho dos Governadores (os dirigentes) é composto por 7 membros que são nomeados pelo presidente da república, com o presidente do Fed sendo um desses membros. A tarefa é regular o sistema do Fed.

Outro órgão é o Federal Reserve Banks, composto por 12 bancos regionais do Fed, com cada um atendendo uma região geográfica específica. A tarefa é supervisionar os bancos comerciais de cada região, prover serviços financeiros e levantar dados que podem contribuir para a decisão de política monetária (como dados para o livro bege).

Já o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), com a tarefa de tomar as decisões de política monetária, é composto por 19 membros, sendo 7 governadores do Fed e os presidentes de cada um dos 12 bancos centrais regionais. Apenas 7 governadores e 5 presidentes (dos 12) participam das votações das decisões de política monetária (com o presidente do Banco Central de Nova Iorque tendo mandato fixo nas votações, ou seja, sempre vota).

Quando sai a decisão do Fed?

Em intervalos de aproximadamente 45 dias.

Próxima decisão: 07/11/2024.

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.