Fed mantém juros dos EUA na faixa de 5,25% a 5,50%

Esse continua sendo o maior nível das taxas desde 2001.

Christopher Gomes Galvão 31/07/2024 18:00 4 min
Fed mantém juros dos EUA na faixa de 5,25% a 5,50%

O Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) anunciou nesta quarta-feira, 31, a decisão dos juros norte-americanos.

Qual a taxa de juros EUA hoje?

O Federal Reserve manteve a taxa básica de juros entre 5,25% e 5,50% pela oitava vez seguida, conforme amplamente esperado pelo mercado.

Qual foi a decisão do Fed hoje?

Apesar do mercado já saber que os EUA não iriam promover alterações no Fed Funds (a Selic dos EUA), as atenções estavam voltadas para a linguagem que a autoridade monetária iria adotar, diante da possibilidade de corte de juros em sua próxima reunião, que acontece em setembro.

Durante a sua entrevista coletiva, Jerome Powell, presidente do Fed, reconheceu que os dados de atividade e inflação vêm apresentando um progresso considerável para que a inflação atinja a meta de 2%.

O Fed vem se mostrando satisfeito com a normalização gradual do mercado de trabalho, inclusive afirmando que o mercado de trabalho no atual estágio não precisaria esfriar mais para a economia alcançar a sua meta de inflação.

Dessa forma, Powell admitiu que, dado o aumento de confiança do Fed em relação aos dados que vêm sendo divulgados, a autoridade monetária está próxima do corte de juros. Além disso, afirmou que um corte na reunião de setembro pode estar na mesa.

Ou seja, apesar de o Fed não ter dado certeza que o corte acontecerá na sua reunião de setembro, deixou as portas abertas para esse movimento.

Quando os juros americanos vão cair?

Vemos espaço para o início do ciclo de corte de juros em setembro, como o mercado vem precificando na curva de juros, uma vez que o mercado de trabalho tem se normalizando e trazendo cada vez menos pressões sobre a inflação. 

E quanto será esse primeiro corte? Será de 25 pontos base, levando a taxa de juros para 5,00% a 5,25%.

Temos que lembrar que uma demora na queda de juros poderia causar impactos negativos sobre a atividade de uma forma mais relevante do que seria apropriado, ponto que o próprio Powell levantou durante a sua entrevista coletiva.

Os EUA vão cortar os juros e esse movimento está muito próximo.

Onde acompanhar os juros americanos?

A taxa básica de juros dos EUA se dá em um intervalo, tendo o limite superior, limite inferior e, consequentemente, a taxa efetiva da taxa, que é calculada como uma mediana ponderada pelo volume das transações.

Como ver o histórico dessas respectivas taxas?

Limite superior aqui.

Limite inferior aqui.

Taxa efetiva aqui.

Como funciona o banco central dos Estados Unidos?

O Federal Reserve possui um mandato duplo, o que significa que o seu compromisso é alcançar a meta de inflação e, ao mesmo tempo, promover o pleno emprego. Ou seja, há um compromisso não só com a inflação, mas também com o nível da atividade econômica.

O Fed é dividido em 3 órgãos diferentes.

O órgão do Conselho dos Governadores (os dirigentes) é composto por 7 membros que são nomeados pelo presidente da república, com o presidente do Fed sendo um desses membros. A tarefa é regular o sistema do Fed.

Outro órgão é o Federal Reserve Banks, composto por 12 bancos regionais do Fed, com cada um atendendo uma região geográfica específica. A tarefa é supervisionar os bancos comerciais de cada região, prover serviços financeiros e levantar dados que podem contribuir para a decisão de política monetária (como dados para o livro bege).

Já o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), com a tarefa de tomar as decisões de política monetária, é composto por 19 membros, sendo 7 governadores do Fed e os presidentes de cada um dos 12 bancos centrais regionais. Apenas 7 governadores e 5 presidentes (dos 12) participam das votações das decisões de política monetária (com o presidente do Banco Central de Nova Iorque tendo mandato fixo nas votações, ou seja, sempre vota).

Quando sai a decisão do Fed?

Em intervalos de aproximadamente 45 dias.

Próxima decisão: 18/09/2024.

Tópicos Relacionados

Compartilhar