IRB Brasil (IRBR3) pode voltar a pagar dividendos? Veja se vale a pena investir
O IRB (IRBR3) tem demonstrado sinais de recuperação financeira após enfrentar desafios significativos nos últimos anos. No último trimestre (3T24), a empresa registrou um lucro líquido de R$ 115,9 milhões, representando um aumento de +142,8% em relação ao mesmo período de 2023.
Analistas das principais corretoras no Brasil afirmam que o papel permanece como uma das melhores apostas do setor para 2025, estimando, inclusive, o retorno dos dividendos. O BTG Pactual projeta que a empresa possa retomar o pagamento ainda este ano, à medida que elimina os prejuízos acumulados e melhora seus resultados financeiros.
IRB pode voltar a pagar dividendos?
No entanto, o CEO do IRB, Marcos Falcão, adota uma perspectiva mais cautelosa. Em teleconferência realizada em novembro de 2024, Falcão afirmou que, embora haja uma trajetória positiva, é mais provável que a resseguradora comece a pagar dividendos somente em 2026.
Por que não investimos nas ações do IRB?
Apesar do otimismo para o fortalecimento das métricas de desempenho, gestão de capital e rentabilidade do IRB, é aconselhável que investidores interessados em renda passiva mantenham cautela em relação às ações da companhia.
Embora haja sinais promissores de recuperação, a companhia ainda tem um longo caminho a percorrer para se tornar uma excelente geradora de caixa e consequentemente boa pagadora de dividendos. Além disso, mesmo antes das fraudes contábeis, não existe um bom histórico de distribuição de proventos.
Ações para receber dividendos em 2025
No setor, temos preferência pela BB Seguridade (BBSE3), que possui um excelente histórico de distribuição e apresenta excelentes perspectivas de pagamentos futuros, com um dividend yield (DY) esperado para 2025 em torno de 10%.
Para conhecer as outras 10 ações da carteira de dividendos para investir em janeiro, basta clicar no link e liberar o seu acesso.