Ibovespa renova máxima histórica após mudança de discurso de Lula

A Bolsa está muito barata, mas o problema dos gastos não irá embora. Não tente ser herói, ainda vai piorar antes de melhorar.

Bruce Barbosa 20/08/2024 10:01 5 min Atualizado em: 22/08/2024 10:02
Ibovespa renova máxima histórica após mudança de discurso de Lula

A Marilia diz que dá azar, mas isso não importa. Pode estourar a champagne e comemorar. O Ibovespa, principal índice da B3, subiu +1,36% ontem e bateu a sua máxima histórica, aos 135.778 pontos.

 Ibovespa nos últimos 30 anos (em reais e em dólares). Fonte: Bloomberg

Isso mesmo, comemore! Não se importe com os haters que afirmam que a Bolsa ainda está caindo -44% da máxima (em 2008) em dólar e, há três anos, está no mesmo patamar.

Ignore-os. Este momento é seu. Chupa, haters! Chupa, perda fixa!

Mas o que quero dizer é mais interessante do que isso. Você entendeu o motivo pelo qual a Bolsa está subindo?

Lula, finalmente, mudou o discurso?

Gosto de quando digo coisas que a direita e a esquerda me xingam no mesmo volume. Então, vamos lá: a Bolsa está subindo porque o Lula mudou o discurso.

 Fonte: Bloomberg Línea

É sério. Desde que os membros do Banco Central (BC) indicados por Lula votaram de forma diferente dos membros mais antigos, indicados por Bolsonaro, o dólar disparou para R$ 5,75 e os juros porraram.

Olhe para o título da reportagem acima. O mercado estava tão pessimista, mas tão pessimista, com o Banco Central servindo de capacho do governo e seguindo as determinações políticas, que, bastou que Lula mudasse uma frase para que o mercado virasse.

Foi só o "presidento" falar que o BC pode subir os juros, que o dólar caiu para R$ 5,40, a Bolsa bateu máximas e os juros futuros despencaram.

Você ainda acredita em político? Esqueça isso. O que é interessante, de fato, é o seguinte: Banco Central sobe juros e Bolsa sobe?

O que o mercado espera da reunião do Copom?

O mercado está precificando que o Banco Central brasileiro vai subir os juros na próxima reunião do Copom, no dia 2 de setembro de 2024.

O governo gasta tanto que o impulso fiscal acelera a economia e causa inflação. O Banco Central, por sua vez, preocupado com a inflação, endureceu o discurso e o mercado ouviu o BC.

 Fonte: InfoMoney

Isso porque, outro dia, se falava em uma queda nos juros, que os juros americanos cairiam e ajudariam os nossos a cair, que a nossa política monetária era extremamente restritiva e que tínhamos o maior juro real do mundo.

Com o BC mais preocupado com inflação no curto prazo, a expectativa de inflação no longo prazo cai, o que derruba os juros. Os juros longos caindo (com os juros americanos) fazem a Bolsa subir.

 Juros de 5 anos brasileiros e americanos. Fonte: Bloomberg

Os juros sobem no curto prazo, os juros de longo prazo caem e a Bolsa sobe.

Por que subir a taxa de juros?

É claro que faz sentido o Banco Central subir os juros para controlar a inflação, mas o principal problema não são os juros. O problema está nos gastos públicos.

  • A economia está forte, puxada pelo gasto público alto demais.
  • O dólar está valorizado, puxado pelo gasto público alto demais.
  • Os juros estão elevados, puxados pelo gasto público alto demais.
  • A Bolsa está barata, pressionada pelo gasto público alto demais.

O BC subindo os juros, buscando retomar a credibilidade, acaba por encarecer a dívida brasileira e causar ainda mais gastos públicos.

Se o BC sobe os juros para reduzir o crescimento econômico e controlar a inflação, a receita tributária cai e fica mais difícil para o governo fechar as contas.

Está tudo errado. A situação está completamente errada e ninguém no governo tem qualquer plano para fazer o certo (reduzir os gastos).

Vai piorar antes de melhorar

O plano de gastar mais para acelerar a economia do governo não funciona (não funcionou na época da Dilma). O plano de aumentar impostos é ainda mais assassino.

Estou tentando criar uma árvore de decisão com as possíveis movimentações do governo, congresso, BC, juros americanos, ações brasileiras, etc.

 Fonte: Medium

Complicado. Ainda acredito que, para mudar este plano econômico de aumento de gastos, precisamos de uma crise. Se não houver uma crise até as eleições de 2026, este governo será reeleito e permanecerá no poder até 2030.

Mas os resultados das empresas estão tão bons que a Bolsa não consegue cair. Com os lucros subindo, a Bolsa fica cada vez mais barata.

Ganha dinheiro quem compra ações boas e baratas

A Bolsa provavelmente ainda vai subir mais e cair mais até mudarmos a política econômica de aumento de gastos. Vai ser "barata voa".

De verdade, a maioria das pessoas não tem estômago para viver o que viveremos até 2026.

A cota do ANTI-Trader não me deixa mentir. É difícil demais controlar o psicológico para ser bem-sucedido na Bolsa no longo prazo.

 Rentabilidade do ANTI-Trader, Ibovespa e CDI. Fonte: Bloomberg

O governo não mudará de ideia, o plano permanecerá sendo gastar o máximo possível. O caminho será turbulento, a Bolsa não é lugar para você.

A Bolsa é cruel com aqueles que não conseguem enxergar as ações como empresas, bem como os lucros de longo prazo das companhias.

Você precisa de um portfólio que não caia tanto. Um portfólio bem-sucedido nas altas.

Um portfólio completo, como o Advisor PRO (o mais acessado pelos investidores Nord), que segue as recomendações da Marilia Fontes para comprar Renda Fixa, Títulos incentivados, Bolsa, FIIs, Fundos e ações americanas.

E o que é melhor. Marilia dirá quando você deve aumentar ou diminuir os ativos para aproveitar os movimentos do mercado.

Não tente ser um herói na Bolsa. Fique na tranquilidade de seguir a Marilia no Advisor PRO, com muito CDI e só um pouquinho (bem pouquinho) de pimenta. 

Clique no link abaixo e receba uma promoção exclusiva com acesso de seis anos, pagando apenas um.

E confirmando sua compra agora, leve o ANTI-Trader "de brinde". Afinal, em 6 anos de acesso é muito provável que você veja a Bolsa brasileira disparando novamente. Aí vai ser importante ter a minha carteira para te ajudar.  

Não fique de fora. Libere seu acesso no link acima.

Tópicos Relacionados

Compartilhar