Ibovespa cai com receio fiscal; frigoríficos sobem em bloco; e leilão do 5G

Lances para oferecer o 5G continuam nesta sexta (5) com lotes de conectividade nas escolas

Nord Research 05/11/2021 12:15 6 min
Ibovespa cai com receio fiscal; frigoríficos sobem em bloco; e leilão do 5G

Nord Insider

O Ibovespa registrou forte queda de 2,09 por cento na quinta-feira (4), renovando a menor pontuação de fechamento do ano, aos 103.412 pontos. A PEC dos Precatórios, aprovada em primeiro turno na Câmara, continua dando volatilidade ao mercado com a incerteza em relação ao teto de gastos.

O mercado internacional é o grande destaque na agenda econômica do dia. Nos EUA, saem os dados do mercado de trabalho (Payroll) de outubro, a taxa de desemprego e os números de ganho médio e horas trabalhadas.

Na contramão do Ibovespa, frigoríficos sobem em bloco

Ao contrário do movimento negativo do Ibovespa, que recuou 2,09 por cento na quinta-feira (4), os frigoríficos dominaram as maiores altas do principal índice da Bolsa.

As ações ordinárias da Minerva (BEEF3), Marfrig (MRFG3) e da JBS (JBSS3) tiveram altas de 3,68 por cento, 3,60 por cento e 3,05 por cento, respectivamente.
A exceção ficou por conta dos ativos ON da BRF (BRFS3), que cederam 2,31 por cento.

Confira como foi o desempenho de cada empresa:

Minerva

A Minerva liderou os ganhos do pregão ao valorizar 3,68 por cento, negociada a 10,42 reais. A companhia divulgou ótimos resultados para o 3T21, superando as expectativas do mercado em termos de receita e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização).

O analista de ações André Zonaro avalia que os bons resultados da Minerva foram influenciados por fatores como: (i) a sazonalidade do negócio – a receita da companhia tende a crescer trimestralmente; (ii) reabertura das economias e food service têm puxado a demanda de carne para cima; e (iii) demanda chinesa em franca ascensão, beneficiando diretamente o frigorífico.

Ainda sobre Minerva, o nosso analista diz que o frigorífico se beneficia da flexibilidade para exportar carne, tanto de suas plantas no Brasil quanto para plantas da América Latina, o que fez com que os efeitos do embargo chinês fossem minimizados por ora.

Remuneração aos acionistas. BEEF anunciou que pagará dividendos intercalares de 0,35 centavos por ação. Zonaro explica que, somado aos dividendos pagos até o momento, no ano de 2021, o dividend yield seria de aproximadamente 12 por cento. Nesse sentido, a Data-Ex será no dia 11 de novembro, com previsão de pagamento no dia 25 de novembro.

As ações sobem 6,98 por cento no mês e 9,71 por cento no ano.

Marfrig

Na esteira da Minerva, as ações da Marfrig Global Foods registraram alta de 3,60 por cento, cotadas a 26,78 reais.

Na semana passada, a companhia surpreendeu o mercado com o balanço do terceiro trimestre. O frigorífico reportou lucro líquido de 1,67 bilhão de reais, uma expressiva alta de 148,7 por cento ante o mesmo período de 2020. O desempenho foi puxado por fortes resultados da operação da empresa na América do Norte, conforme balanço divulgado em 26 de outubro.

Segundo a companhia, o Ebitda ajustado somou 4,73 bilhões de reais no período, com salto de 115,6 por cento no ano a ano.

As ações sobem 1,06 por cento no mês e 98,81 por cento no ano.

JBS

Outra companhia do setor que valorizou foi a JBS, encerrando o pregão com alta de 3,05 por cento e os papéis custando 37,88 reais.

Na temporada de balanços, os números do frigorífico no 3T21 serão divulgados no dia 10 de novembro, após o pregão.

A JBSS3 cai 3 por cento no mês, mas sobe 70,78 por cento no ano.

Produção industrial recua em setembro e fecha terceiro trimestre com queda

A produção industrial teve queda de 0,4 por cento em setembro na comparação com agosto, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada na quinta-feira (4) pelo IBGE.

Com o resultado, setor retrocede pelo quarto mês seguido, pressionado principalmente pela produção de produtos alimentícios e metalurgia.

Gráfico apresenta produção industrial (%) base mensal.

Perda de fôlego. Com a sequência de perdas, a indústria se encontra 3,2 por cento abaixo do patamar de fevereiro de 2020, no cenário pré-pandemia, e 19,4 por cento abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011.

O que mais está no radar dos investidores?

PetroRio (PRIO3) reverte prejuízo no 3T21; ainda vale a pena investir?

Com todos os seus dados operacionais trimestrais já divulgados, os resultados do 3T21 da Petrorio (PRIO3) não poderiam vir diferentes.

No trimestre, a PRIO teve um salto de 92 por cento, atingindo 939,52 milhões de reais em sua receita total. O Ebitda, por sua vez, cresceu 170 por cento e o lucro líquido foi de 125,16 milhões de reais para o terceiro trimestre, revertendo o prejuízo de 117,7 milhões do terceiro trimestre de 2020.

No documento, o que também chamou a atenção do analista de ações e sócio-fundador da Nord Research, Bruce Barbosa, é a queda do lifting cost para sua mínima histórica. Ele explica que, como PRIO não controla o preço do produto final, é importante para a companhia garantir um baixo custo de produção.

Gráfico apresenta Lifting cost de PetroRio.
Fonte: Petrorio

Ainda de acordo com o Bruce, a companhia aproveitou o valor disponível em caixa para pagar uma parcela relevante pela compra do campo Wahoo.

Negociada a 8x Ebitda, PRIO está “de graça” nos patamares atuais, se considerarmos que é uma empresa dolarizada e com enormes oportunidades de crescimento.

Por esses motivos, o Bruce recomenda COMPRAR para PRIO3. Acesse agora mesmo e saiba quais são as outras ações recomendadas pelo nosso analista.

Relevante agora

5G: Claro, Vivo e Tim vencem leilão das principais faixas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início, na quinta-feira (4), ao leilão do 5G, a internet de quinta geração. No primeiro dia, foram movimentados cerca de 7,1 bilhões de reais em outorgas com 24 lotes arrematados.

E quem já garantiu? As operadoras TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro arremataram a faixa de 3 GHz (gigahertz), a principal utilizada na oferta da tecnologia 5G.

A Claro levou o lote B1, de 80 MHz, por 338 milhões de reais. A Telefônica Brasil (VIVT3), dona da Vivo, ganhou o lote B2 por 420 milhões de reais. E a TIM conseguiu o lote B3 por 351 milhões de reais.

Segundo informações da Anatel, agora, as três operadoras terão de ampliar a rede de fibra ótica do país, garantir a divulgação do 5G nas capitais até 2022 e financiar a rede privativa de 5G do governo federal.

A lista de concorrência ficou maior?

Sim. No total, o Brasil contará com quatro novos operadores de telecomunicação que ainda não ofereciam serviços no país. São eles: Winity II Telecom, Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A. (BRIT3), Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA e o Consórcio 5G Sul.

Ainda não acabou. O leilão do 5G continua nesta sexta-feira (5) e, segundo a Anatel e o governo, deve movimentar quase 50 bilhões de reais ao final do certame. Desse total, 40 bilhões de reais serão destinados para investimentos na conectividade digital e 10 bilhões de reais serão para o Tesouro.

Gostou desta edição? Clique na nossa enquete abaixo ou responda a este e-mail com o seu feedback!

Tópicos Relacionados

Compartilhar

Receba conteúdos e recomendações de investimento gratuitamente

Obrigado pelo seu cadastro!

Acompanhe nossos conteúdos por e-mail para ficar por dentro das novidades.