HASH11: Vale a pena investir no ETF que superou o tradicional BOVA11?
Nord Insider
Olá,
Nesta terça-feira, 18, na volta do feriado de Martin Luther King, os mercados globais recuam, refletindo a alta dos preços do petróleo, preocupações com a inflação e com a alta de juros americano.
No Brasil, além da pressão externa, os investidores monitoram a força da greve dos servidores públicos por reajuste, que eleva os riscos fiscais.
IGP-10 passa a subir em janeiro com impulso de commodities
O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) iniciou 2022 sob forte influência da aceleração nos preços do minério de ferro, da soja e de itens de maior peso no índice ao produtor, o que impulsionou a inflação apurada de +1,79 por cento em janeiro, depois de cair -0,14 por cento em dezembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) divulgados na segunda-feira, 17.
O resultado do mês ficou acima da expectativa do mercado, que esperava alta de +1,60 por cento.
Por outro lado, a inflação ao consumidor e na construção civil apresentou uma desaceleração por conta da queda do preço dos combustíveis e lubrificantes (de 5,50 por cento para -1,51 por cento) e de vergalhões e arames de aço (de -0,40 por cento para -1,61 por cento), respectivamente.
Boletim Focus: mercado volta a elevar perspectiva de inflação para 2022 e 2023
Outro assunto que repercutiu no mercado ontem, 17, foi o boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central). Após um período de estabilidade, o mercado financeiro voltou a elevar a projeção de inflação para 2022, passando de +5,03 por cento para +5,09 por cento, enquanto para 2023 as expectativas para a variação de preços subiram de +3,36 por cento para +3,40 por cento.
O mesmo levantamento apontou uma ligeira melhora na estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) deste ano, de +0,28 por cento para +0,29 por cento, e para 2023 subiu de +1,70 por cento para +1,75 por cento. Christopher Galvão, analista de renda fixa da Nord Research, avalia que essa pequena variação para cima em relação ao último levantamento está relacionada ao volume de vendas do comércio varejista ampliado e de serviços de novembro, que vieram acima do esperado.
Destacamos que será importante acompanharmos os dados de atividade nos meses seguintes para observarmos o grau de consistência dos resultados de varejo e de serviços. Por enquanto, as perspectivas seguem de atividade bem fraca, especialmente para o ano de 2022.
“Prévia do PIB” sobe +0,69 por cento em novembro após três quedas seguidas
No cenário doméstico, o início da semana foi marcado ainda pela divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que teve avanço de +0,69 por cento em novembro de 2021 na comparação com outubro, em linha com as expectativas do mercado. Após três meses seguidos de queda, essa alta de novembro foi impulsionada justamente pelos melhores resultados de serviços e varejo.
Greve dos servidores públicos liga alerta para risco fiscal
Já no cenário político doméstico, o principal destaque foi o crescimento da mobilização dos funcionários públicos federais de mais de 20 categorias.
Os policiais federais exigem o reajuste salarial prometido pelo presidente Jair Bolsonaro, enquanto os demais servidores também querem a compensação pela alta da inflação no país.
Para Marilia Fontes, analista de renda fixa e sócia-fundadora da Nord Research, a situação é preocupante porque são categorias que têm um poder de pressão muito forte. Nesse sentido, uma greve geral em pleno ano eleitoral pode prejudicar o governo que, para evitar a paralisação do funcionalismo público, pode aumentar a generosidade fiscal, elevando os gastos públicos.
Por fim, destacamos que como a situação fiscal está delicada, cada notícia de possíveis aumentos de gastos (sem contrapartida de receitas) gera reação no mercado com o aumento dos juros futuros. O prefixado 2029, por exemplo, subiu de +11,24 por cento para 11,51 por cento ontem, 17, disse a nossa analista.
Funcionários da Eletrobras entram em greve, mas estatal afirma ter plano de contingência
Na segunda-feira, 17, os funcionários da Eletrobras (ELET3) entraram em greve por tempo indeterminado. Porém, segundo a estatal, foi feito um plano de contingência para que a operação não seja afetada pela paralisação.
“As companhias do grupo possuem planos de contingências, de maneira que os serviços essenciais não sejam descontinuados”, disse a Eletrobras em nota, sem dar detalhes da greve.
Relevante agora
HASH11, ETF de criptomoedas, supera BOVA11 em investidores na B3
Em apenas nove meses de negociação, o ETF HASH11, produto da gestora Hashdex, conseguiu superar o ETF BOVA11 — que replica a carteira teórica do Ibovespa e tem 14 anos de história — em número de investidores.
Segundo dados de mercado, o Ishares Ibovespa Fundo de Índice (BOVA11) possui 127.084 cotistas, enquanto o Hashdex Nasdaq Crypto Index (HASH11) bateu quase 130 mil cotistas.
Com o novo marco, o primeiro ETF de criptomoedas do Brasil também é o segundo com maior número de cotistas na B3, atrás apenas do gigante IVVB11 — que segue o S&P 500 —, com 177.210 cotistas.
Nossa opinião sobre o novato
Na visão do Luiz Pedro, analista de criptoativos da Nord Research, o produto se apresenta como uma alternativa para pequenos investidores interessados em criptomoedas, além de desempenhar um papel fundamental no crescimento do conhecimento sobre cripto e atração de novos investidores para esse mercado no Brasil.
No geral, o nosso analista não gosta de investimento indireto em criptoativos nem da ideia de um índice de cripto. O motivo é que o ETF HASH11 segue a performance e a alocação de um índice passivo chamado Nasdaq Crypto Index, que contém uma baixa diversificação e um período relativamente longo de rebalanceamento. Mesmo entendendo os mecanismos de um índice, o Luiz considera que não é apropriado para o mercado de cripto, que é tão dinâmico.
Cabe ressaltar, ainda, que o investidor fica travado à lógica do índice e não consegue realizar lucros de ativos que têm uma valorização significativa ou reduzir a posição em um ativo que demonstra sinais negativos, por exemplo. Para piorar, é cobrada uma taxa de administração do ETF.
Entendemos que o produto é uma boa ferramenta inicial para o investidor sentir a dinâmica do mercado sem necessitar de um conhecimento específico sobre a classe de ativos, mas o ideal é que seja transitório.
Nossa preferência
Nossa avaliação, entre os investimentos ligados ao mercado cripto disponíveis na B3, é que o HASH11 é a melhor opção, por apresentar um nível de diversificação (ainda que baixo). No entanto, reforçamos que quando se trata de cripto, a melhor opção é a compra direta do ativo.
Dê o primeiro passo, abra uma conta em uma corretora de cripto confiável e compre bitcoin. Depois, comece a diversificar. Para te ajudar nisso, você pode contar com o Luiz Pedro no Nord Crypto Master.