Gol (GOLL4) reporta prejuízo bilionário e finaliza o 2T24 com endividamento elevado
A Gol (GOLL4) reportou resultados abaixo do consenso de mercado, com uma receita líquida de R$ 3,9 bilhões no 2T24, uma queda de -5%, um Ebitda de R$ 410 milhões, -56,8% de baixa e um prejuízo de R$ 3,9 bilhões ante lucro de R$ 556 milhões. Todos os resultados foram comparados com o mesmo período em relação ao ano anterior.
Destaques resultados 2T24 Gol (GOLL4)
A receita líquida da companhia foi impactada pela inatividade do Aeroporto Internacional Salgado Filho (RS), além da queda de -7,2% na oferta de assentos disponíveis no período.
A GOL arcou com custos não recorrentes no 2T24, sendo R$ 336 milhões referentes ao processo de Chapter 11 - processo de recuperação judicial. Além disso, a companhia entregou custos e despesas operacionais estáveis na comparação anual, mesmo com o aumento de despesas com pessoal (+16,8%). O principal fator da estabilidade veio diante da queda de um dos seus maiores custos, o combustível de aviação (-10,6%).
Mesmo com a melhora operacional de custos e despesas, o Ebitda da companhia caiu -56,8% com margem Ebitda de 10,4% ante 22,8%, muito em função do impacto do RS em seus resultados e a queda de receita líquida no consolidado, que não permitiu um mix favorável em seus resultados.
Com os efeitos mencionados acima, a companhia apresentou prejuízo de R$ 3,9 bilhões ante lucro de R$ 556 milhões. O prejuízo ajustado ficou em R$ 1 bilhão quando consideramos o ganho de variação cambial da companhia no período.
A companhia finalizou o trimestre com 5,1x dívida líquida/Ebitda.
O que esperar de Gol (GOLL4)?
No 2T24 a empresa firmou um acordo de codeshare com a Azul, criando mais de 2.700 novas oportunidades de viagens, e ampliou sua presença internacional com o anúncio de novas rotas diretas de São Paulo para San Jose e Aruba, além de Brasília para Bogotá, previstas para começar no final do ano.
Um codeshare (ou code-sharing) é um acordo comercial entre duas ou mais companhias aéreas que permite que elas compartilhem os mesmos voos. Em um acordo de codeshare, uma companhia aérea opera um voo com sua aeronave e tripulação, mas outras companhias aéreas podem vender assentos nesse voo como se fosse seu próprio.
No entanto, o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho impactou negativamente sua oferta doméstica, resultando em uma queda de 7,2% no ASK total em comparação com o 2T23.
Para contornar os desafios no Rio Grande do Sul, a GOL adaptou suas operações, incluindo novos voos para Canoas e aumento da frequência para Caxias do Sul e Pelotas.
Mesmo com as tentativas de amenizar os impactos em seus resultados, a companhia opera em patamares severos de prejuízo, além de um endividamento bastante elevado.
No início do ano, a companhia entrou com um pedido de recuperação judicial nos EUA buscando renegociar suas dívidas. A pandemia, os juros altos, a alta do petróleo e a variação do dólar são alguns dos motivos que explicam o valor da dívida da companhia, sendo o arrendamento e leasing de aeronaves a maior parcela do seu endividamento.
A Gol é mais uma companhia aérea em uma longa lista de empresas que passaram por grandes dificuldades financeiras ou quebraram ao longo da história.
A alta necessidade de capital intensivo, as margens baixas e a elevada regulação sempre nos deixaram fora de ações do setor aéreo, e seguimos com essa recomendação para não investir nas ações da Gol.
Dividendos e JCP de Gol (GOLL4)
A companhia não anunciou pagamento de proventos.
Qual o dividend yield de Gol (GOLL4)?
A Gol (GOLL4) não possui histórico de dividend yield nos últimos 12 meses.
Quem é Gol (GOLL4)?
A Gol Linhas Aéreas é uma companhia aérea brasileira, fundada em 2001, que se destaca como uma das principais empresas do setor aéreo no Brasil e na América Latina. A Gol é conhecida por seu modelo de negócios de baixo custo (low-cost carrier), oferecendo passagens aéreas a preços competitivos, focando em eficiência operacional e em um serviço simplificado.
A companhia possui uma vasta malha de voos nacionais e internacionais, conectando diversas cidades no Brasil e em países da América do Sul, Caribe, Estados Unidos e Europa. A Gol também é reconhecida por sua frota moderna, composta majoritariamente por aeronaves Boeing 737.
Além disso, a Gol tem parcerias com outras companhias aéreas, como a Delta Air Lines, que fortalecem sua rede de conexões globais. Ela se destaca também por seu programa de fidelidade, o Smiles, que permite aos clientes acumularem milhas e trocá-las por passagens aéreas e outros benefícios.
Vale a pena comprar Gol (GOLL4)?
No momento, não temos recomendação de compra para as ações da companhia.
Como faço para comprar ações da Gol (GOLL4)?
Para investir nas ações da Gol é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. A empresa é negociada na B3 sob o ticker GOLL4.
Reiteramos que, no momento, não temos recomendação de compra para as ações da companhia.